quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dia de eleição na Fonte Nova

                                       
O Brasil é um dos poucos países do continente americano cuja democradura impõe o voto obrigatório. Faz parte da lógica do nosso sistema político “republicano” e autoritário!  Enquanto no resto do mundo se trabalha normalmente no dia da eleição no Brasil este é feriado.

Aqui o povo passa o constrangimento de ver o vetusto Supremo Tribunal Eleitoral ameaçar a população pra que não se atreva a deixar de votar. Gasta-se rios de dinheiro de propaganda para veicular declarações “sutís” que vão desde a lembrança de que os funcionários públicos não receberão salário a que não se poderá pedir empréstimo aos bancos oficiais, entre outras cositas mais.

Mas, mesmo com tudo tisto já houve jogos em dia de eleição. Depois é que tiraram toda a programação que atrapalhasse o “sacrossanto dever” do voto. Não fiz uma pesquisa detalhada sobre todas os jogos neste dia na era da Fonte Nova, mas achei uma importante para ilustrar o caso, a da eleição do governador que dá o nome do nosso histórico ginásio, Antônio Balbino. Vou colocá-la aqui atendendo aos que me pedem artigos menores.
Na época passava no Cine Glória o filme Pigmalião, sátira de Bernard Shaw inspirada na mitologia grega, sobre um escultor que se apaixona pela própria obra, e que alguns anos mais tarde iria inspirar o famoso musical My fair lady. Era 3 de outubro de 1954 e o jornal Diário de Notícias, mostrava a sua objetividade e imparcialidade ocupando toda a sua primeira página com uma foto gigantesca do candidato que trazia os dizeres:
Para governador Balbino, um homem de bem para o bem da Bahia.

Naquele dia houve jogo pelo campeonato baiano. E olhe que foi um clássico da época: EC Vitória X Botafogo EC. O alvi rubro tinha grandes jogadores e, pelo menos até meados da década de 50, ainda daria o que falar. O rubro negro porém, ganhou por um a zero, gol de Dimas que estreava no time naquele dia. Nos “aspirantes” os leões da Barra também ganharam, mas por dois a um. O juiz foi José Peixoto Nova.

O Vitória jogou com Nadinho, Valvir e Alírio; Purunga, Eloi e Joel; Alencar, Dimas, Juvenal, Hélio e Fiuza. Já o alvi rubro jogou com Leça, Tatuí e Nilton; Flávio, Nelinho e Júlio; Dedeu, Teco, Zague(aquele que faria sucesso no México), Roliço e Lamarone.
Alguns dias depois o jornal falaria dos primeiros governadores eleitos, Ildo Meneghetti no Rio Grande do Sul e o marechal Cordeiro de Farias em Pernambuco. As eleições de São Paulo e da Bahia demorariam um pouco mais para terem seus resultados divulgados. A primeira pela disputa acirrada, dando Jânio Quadros por uma diferença de apenas 18.000 votos de Ademar de Barros. E a segunda pela tradicional lentidão, com a qual Antônio Balbino faturou o pleito por margem bem superior derrotando Pedro Calmon.

Juracy Magalhães, que seria governador no período 1958-1962, ficaria em primeiro para o Senado e Hélio Machado seria eleito prefeito de Salvador.

·         Agradeço as informações do site rascunho. net e do Setor de Publicações Raras da Biblioteca Central do Estado(Coleção Diário de Notícias). Sou grato também as imagens dos blogs:jornalismofederal.blogspot.com, culturalc.wordpress.com,pensamentos2010.wordpress.com e ipiauonline.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário