segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Mini Copa de 1972 na Bahia


Nestes tempos onde se anuncia a realização de uma chave da Copa do Mundo em 2014 em Salvador é necessário que os torcedores fiquem de olho muito aberto. É que há antecedentes históricos relativos á Copa do Mundo no Brasil. Em 1950 houve jogo da Copa em alguns estados mas preteriram a Bahia que já era um estado progressista. 

Em 1972 foi articulada outra copa no país, uma intermediária, com o objetivo de celebrar os 150 anos da independência do país, e influir nas eleições, pois ninguém é de ferro! A Mini Copa de 1972, entretanto, se constituiu de uma grande decepção, pelo menos na Bahia.

Sua realização mereceu muita mídia nacional e local. O que se afirmava era que pela primeira vez vários estados veriam as grandes seleções do planeta. Que viria até a seleção brasileira jogar aqui. Na “hora h” a prática foi totalmente diferente. Muitos craques internacionais não vieram e a prometida seleção brasileira acabou ficando no Sudeste.

Quanto as grandes seleções só me lembro da França, mesmo assim apenas em um jogo “emocionante” quando aplicou cinco a zero na... CONCACAF, um catado de jogadores feitos pela confederação de futebol da América Central para fazer vergonha na Bahia. No entanto, o torcedor baiano deu sua resposta na mesma medida, conferindo ao jogo a pior renda da rodada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário