sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG


Hoje meu blog completa um mês.  Mesmo sendo ainda um bebê achei importante fazer uma avaliação pros meus leitores.  A ideia de um blog começou no início deste ano, quando comecei a escrever o meu quinto livro. Acostumado a escrever sobre história política, ao me aposentar da UFBA decidi escrever Camarada Júlio que contém a primeira parte da minha biografia política, que vai dos anos 60 ao final dos anos 80.
Durante este ano também foram acelerados os trabalhos da demolição da Fonte Nova, da sua piscina e do Ginásio Antônio Balbino, com vistas à criação de uma arena exclusiva para futebol para a Copa do Mundo de 2014.  Confesso que este processo me impactou. Havia confiado na atuação do Ministério Público e entidades civis que haviam se posicionado contra o fim desse complexo desportivo, não só por se tratar de um ícone da arquitetura modernista brasileira, como em virtude da nossa memória desportiva, e, ainda, pelo valor escorchante do projeto aprovado, em torno de um bilhão e seiscentos milhões de reais.
Assim, acompanhei os diversos posicionamentos em torno da obra, entregue as construtoras Odebrecht e OAS, cujo contrato prevê ainda uma draconiana indenização a ser paga pelo governo da Bahia durante vários anos, caso não seja alcançada um valor de rendimento anual que chega aos vinte e três milhões de reais.
As pressões da CBF e da FIFA, e a proximidade das eleições, certamente contribuíram para que houvesse um “acordo” (que estiveram longe de envolver todos os críticos do projeto) para tocar as obras de qualquer maneira. Cheguei a pensar em me deitar no campo do estádio. Amarrar-me a uma das pilastras, e outras opções grandiloquentes, pra não deixar que fosse por terra tantos sonhos e emoções que desfrutaram ali boa parte da população de Salvador durante pelo menos seis décadas.
Ao começar a revisão pessoal do meu livro, porém, encontrei ali muita coisa relacionada ao estádio e seu ginásio.  Percebi então que, como historiador, poderia dar uma contribuição ao velho complexo esportivo: a de preservar sua memória. A primeira atitude que tomei a partir desta decisão foi comparecer ao triste espetáculo da implosão. Realizado na véspera das eleições, e programado para atrair as atenções do país para a Bahia, não conseguiu, porém, suprimir a nostalgia e a tristeza de muitos.
Meu artigo “Presenciando a implosão da Fonte Nova” não foi publicado na imprensa empresarial.  Teve, no entanto, uma boa audiência em alguns blogs.  Este retorno só fez consolidar a minha decisão. Algum tempo depois o blog wwwmemoriasdafontenova. blogspot.com ia pro ar.
Como todo neófito passei por algumas dificuldades para viabilizá-lo. Nunca tinha feito um blog. E, logo no início, caí no “conto do blog”, onde se anuncia uma coisa de graça, e depois se cobra todos os acessórios. Desta maneira, entrei e saí de um provedor com meu blog. Logo depois, ao tomar melhores informações, cheguei ao blog spot, onde fui bem recebido e consegui entender alguma coisa da parafernália explicativa sobre como criar e manter um blog.
Blog no ar faltava dar-lhe forma e manutenção, o que foi conseguido graças à ajuda de Carolina Silva e Diogo Bacellar. Com a experiência do dia a dia pude levar nesses trinta dias. Sofreu, entretanto, a divulgação. Para vocês terem uma ideia limitei-me a enviar e-mails para amigos e a entrar em blogs sobre futebol solicitando a recomendação.
Os resultados me surpreenderam. Completamos esse primeiro aniversário mensal com aproximadamente quinhentos acessos. É claro que estamos muito distantes de Tiririca (4,3 milhões), mas já dá pro gasto. Também foi uma surpresa os acessos internacionais, que equivalem a 25% do total, e onde se conta países como o Egito e os EUA, Alemanha, Portugal, o Reino Unido, Portugal, Indonésia, índia e França. Uma satisfação ainda maior foi à aproximação de nosso blog com colaboradores, como Carlos Molinari e Galdino Ferreira, e com Davi Caires, sobrinho neto de Diógenes Rebouças.
Acredito que o blog tem preenchido até agora uma necessidade real, a de preservar viva a memória do complexo esportivo que marcou época na Bahia ao longo de quase sessenta anos. Esperamos continuar a merecer a confiança dos nossos acessantes, para a qual deve ter colaborado, além da seriedade dos artigos e crônicas, o humor, e as recordações que atualizamos todos os dias.

Um comentário:

  1. Grande Frank o blog esta de parabens não somente por seu primeiro mês de vida, mas também pelo contéudo de informações que nos traz, fico feliz e com orgulho de poder fazer parte como leitor e colaborador do Blog Memórias da Fonte Nova. Vida longa ao Blog.

    ResponderExcluir