terça-feira, 5 de outubro de 2010

CR Flamengo X EC Bahia


                       
A história do Clube de Regatas Flamengo se confunde com a do futebol da Bahia.  Aqui o clube carioca começou a jogar desde que os clubes do estado aderiram ao profissionalismo há oito décadas.  O rubro negro da Gávea aportou em Salvador em novembro de 1932 fazendo cair um por um dos adversários. O EC Vitória foi o primeiro, sendo arrasado por 7 X 2, para logo depois massacrar o Botafogo por 4 X 1. A partir daí teria jogos mais duros, vencendo o Ypiranga por 1 X 0, e o EC Bahia, bicampeão baiano, por 3 X 2. A aceitação de uma revanche contra o Ypiranga não deixaria que os cariocas saíssem invictos perdendo de 3 X 2 para o clube que foi chamado por muito tempo de mais querido.  
Passaram-se anos sem que o Flamengo voltasse à Bahia, o que fez durante o Estado Novo. A Bahia era governada por um interventor e os cariocas em 1938 tiveram uma campanha análoga a da primeira visita.  Começaram novamente com goleadas, agora contra o Botafogo (7 X 1) e Bahia (5 X 2), para tropeçar de novo contra o Ypiranga (1 X 3) e se despedir ganhando do Galícia (4 X 2).
O clube só voltaria quando da chamada “redemocratização” do país e quando a Bahia começava a se integrar num processo de modernização. Aí seriam mais regulares as suas visitas ao estado e as usuais vitórias. Em 1946 ganharia de Vitória (4 X 1), Botafogo (2 X 1) e Bahia (7 X 2) e um ano depois, de novo o Vitória (5 X 2), o Bahia (2 X 1) e o Guarany (2 X 1). O clube da Gávea ainda iria a Ilhéus onde daria um passeio nos clubes da região do cacau e no Bahia (3 X 0), voltando a enfrentar esse último no Campo da Graça, empatando por 3 X 3. Antes de se encerrar a década os baianos presenciaram um inédito Fla X Flu quando da excursão dos clubes cariocas ao Nordeste. No Campo da Graça o Flamengo descontaria a goleada que havia sofrido poucos dias antes em Fortaleza vencendo por 5 X 0.
A Era da Fonte Nova consolidaria definitivamente a presença do rubro negro na Bahia. Nosso mercado do futebol o traria várias vezes para inaugurar estádio, jogar torneios, ou realizar amistosos na capital e em vários municípios. Nosso estádio ostenta o título de ser o templo do futebol onde o Flamengo mais se apresentou em toda a sua história que perfaz exatamente meio século, iniciando-se em 1953 e terminando em 2003. Aqui, porém, acabariam os “passeios” que daria nos clubes baianos (com a solitária exceção do Ypiranga), levando a condição de um inédito equilíbrio com 21 vitórias, 30 empates e 21 derrotas. Com o EC Bahia, a estatística seria mais negativa para os cariocas quando os clubes se enfrentariam no estádio por sessenta e uma vezes, sendo vinte vitórias do EC Bahia, dezessete do Flamengo e 24 empates.
A primeira partida Flamengo X Bahia na Fonte Nova seria pelo Torneio Cidade de Salvador, apresentando a vitória carioca por 2 X 1 num quadrangular onde o Flamengo arrasaria o EC Vitória por 8 X 2. O estádio veria resultado idêntico em 1955.  Seria o time baiano campeão de 1956 que colheria a primeira vitória contra o rubro negro, obtida pelo mesmo score, que o Flamengo devolveria com juros no próximo ano (4 X 0). Mas o equilíbrio entre os dois clubes havia vindo para ficar, como provam a nova vitória e empate em 1958 (3 X 1 e 0 x 0).   
O time que seria campeão da Taça Brasil ganharia o time da Gávea por 2 X 0, embora perdesse no mesmo ano (4 X3) e no ano seguinte (3 X 1). O enfrentamento volta a ser decidido a favor dos baianos na ocasião em que conquistaria o tetracampeonato local (2 X 1). Passar-se-iam quatro anos sem se enfrentarem, mas quando o fazem em 1965 registra-se nova e convincente vitória do esquadrão de aço por 3 X 0.
A segunda parte dos anos 60 reduziria os amistosos e iniciariam a tendência desses clubes se enfrentarem em torneios nacionais ou locais.  Nos torneios organizados na Bahia entre 1967 e 1971 é definitiva a vitória baiana, seja no Quadrangular de Salvador (1 X0), no Luiz Viana Filho (1 X 0), no José Macedo Aguiar (0 X 0) ou no torneio de inauguração do anel superior do estádio (2 X 1), que estranhamente não consta em nenhum levantamento do site e das estatísticas do Flamengo.
Entre 1968 e 1970 os clubes se enfrentam pelo torneio nacional Roberto Gomes Pedrosa (o “Robertão”, uma extensão do Torneio Rio-São Paulo) registrando-se duas vitórias do Bahia (2 X 1 e 1 X 0) e um empate em 0 X 0. Voltariam a empatar a zero em amistoso realizado na época. Novo torneio é realizado em 1972/1973 concomitante com a criação do Campeonato Brasileiro, (“Torneio do Povo”), com a participação dos clubes com maior torcida nos estados. Na ocasião o Flamengo leva pequena vantagem, obtendo uma vitória e dois empates.
Ainda nesta década se inicia o campeonato brasileiro.  A Fonte Nova veria se confrontarem por 21 vezes em vinte e dois anos, registrando-se o incrível equilíbrio de dez empates, e dez vitórias para cada lado. O Bahia, entretanto esperaria até 1988 para obter sua primeira vitória num campeonato nacional contra o Flamengo, o que ocorreria no ano que conquistou a Copa União em 1988, a partir daí preservaria uma invencibilidade oficial contra o rival até 2001. A última partida seria em 2003 quando o Flamengo venceria por 2 X 1, o mesmo score de há exatos cinquenta anos atrás quando começaram a se enfrentar no estádio.
Entre os anos 70 a 90, mesmo com a realização do Campeonato Brasileiros, os clubes jogaram onze vezes amistosamente, apresentando predomínio do Bahia, com cinco vitórias contra seis empates e apenas uma derrota em 1971.  As outras partidas o seriam pela Copa Brasil sendo o clube baiano eliminado pelo carioca em duas edições, em 1990(1 X 0) e em 2000(1 X 1).

+ Registramos nossos agradecimentos aos sites do Flamengo, do EC Bahia, do Globoesporte.com e do Flaestatistica.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário