quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ventilador e o A.I.- 5

               Costa e Silva lendo o ato com Delfim Neto atrás

Buenos Aires está pop! Quem pensar que por aqui só o tango prospera nao sabe o que está falando.É claro que este continua a ser o grande gênero musical dramático que tanto projetou a Argentina na cultura universal. Mas nesta semana assistimos de tudo. Um grupo de reggae(estilo Cidade Negra) e outro de rock nos jardins da Recoleta, bossa nova no barzinho La dama de Bollini e ontem o blues do clube de jazz Thelonius em Palermo.

No show de bossa nova nao nos seguramos! Afinal, 90 % das musicas tocadas foram brasileiras, e, destas, 70% da Bahia. Ai tive que me aproximar do palco pra dizer que éramos baianos. Naturalmente, os músicos nem "se tocaram"! Ontem acabamos chegando no hotel a uma da madruga acompanhados de um casal carioca simpático que conhecemos. Diga-se de passagem foram os primeiros deste estado que encontramos, junto com 2000 paulistas, um casal pernambucano, um cearense e um baiano.

Bem, mas vamos ao assunto de hoje, a Fonte Nova em dias do A.I.-5. Desculpem abordar um tema tao lúgubre nestas festas de fim do ano. Nao sei se todo mundo sabe o que significou este ato baixado pela ditadura militar no Brasil em doze de dezembro de 1968. Afinal de contas já se passaram 42 anos! Naquela ocasiao, além de suspender várias liberdades constitucionais e fechar a Câmara e o Senado por um ano, o ato permitiu a demissao de funcionários pùblicos e desmantelou diversas universidades e a comunidade científica do país levando estas anos para se recuperarem.


Foi um golpe dentro do golpe como dizem alguns. E foi preparado por uma série de acontecimentos, a exemplo da melhoria dos índices econômicos do país. Eu tinha completado vinte anos e pouca consciência tinha do que estava acontecendo. Poucos dias antes compareci a Fonte Nova pra ver o amistoso que o EC Vitória tinha acertado com o Leônico para promover a estreia de alguns jogadores e, entre eles, um novo centroavante, e com nome muito estranho: Ventilador.

Nestanoite havia bem pouca gente na FonteNova. O rubro negro nao vinha bem e os "reforcos" nao mereciam confianca. Ventilador acabou fazendo gols pelo Vitória (embora nao muitos) mas neste dia foi um horror! Mostrou dificuldade pra controlar a bola, pra dar passes, e até pra driblar os adversários.O Leônico saiu logo no início na frente com um gol do antigo rubro negro Matos e o leao da Barra passou o resto do jogo tentando empatar.

O técnico rubro negro (nao me lembro quem era na ocasiao) fez várias substituicoes tentando melhorar o ataque. Trocou o meia Salvador por Edson, o ponta esquerda Geraldo Simoes (nao é o deputado e ex-prefeito de Itabuna nao!) por Itamar, e, mais adiante, este por Jobson. Só ficaram o ponta direita Orlandinho e Ventilador(argh!). Este deve ter perdido uns 400 golsna partida. Chutava pra todo lado menos entre as traves. O jogo teve lances dignos de riso, todos envolvendo opobre do Ventilador. Em um deles conseguiu evitar que a bola entrasse. Em outro a bola bateu nele e sobrou para um beque do Leônico. Só nos salvamos aos 40 do segundo tempo gracas a Babá, que evitou que o Vitória perdesse mais uma partida.


Seis dias antes do dia D uma assemblèia da FBF aprovou a venda do estádio da Graca para uma empresa por 2,3 milhoes, colocando aquelas exigências pra enganar os bestas. O dinheiro seria aplicado na construcao de um novo estádio, haveria um hotel para as delegacoes e uma sede nova para a federacao. Só pra resumir até hoje esta vive de favor num prédio público na Praca Castro Alves!

Mais um dia e, enquanto o Bahia goleava o Náutico por quatro a um, a Comissao de Constituicao e Justica da Câmara dos Deputados daria licenca para o regime processar o deputado Marcio Moreira Alves, ocasiao em que o seu presidente renunciou! O Santos conquistava o "Robertao" ganhando do Vasco da Gama no Maracanâ por dois a um com gols de Toninho e Pelé no primeiro tempo, contra um de Bianchini no segundo.

Nao dá pra esquecer aquele dia, nem que eu quisesse! Na noite anterior comecaram a acontecer coisas estranhas. O Galícia deu de sete a um no Ypiranga pra apenas 229 pessoas na Fonte Nova. Será que nao saíram á rua com mêdo de alguma coisa? Mas nem nesno isto impediu a torcida do Vitória de ir a sede do clube no Edifício Themis na Praca da Sé pra ver a eleicao do seu candidato a presidente Albino Castro.

Eu nao fui, mas soube que foi um horror. A pelegada do conselho acabou aprovando por 17 X 6 o nome de Degrimaldo Miranda(!) para a funcao. Aí a torcida "deu a louca" rasgando carteiras de sócio, queimando bandeiras e ameacando boicotar os jogos do clube. Poucas horas depois veio o castigo daquela inconsequência, mas pra toda a populacao brasileira. Vimos Costa e Silva, Jarbas Passarinho e Cia ler o A.I.-5 pela televisao.

Um dia depois o Diário de Notícias dava manchete de primeira pàgina:

Governo baixa ato institucional e pôe em recesso Câmara e Senado


A forma "objetiva" de divulgacao da noticia já mostrava o agravamento da censura. Na ocasiao passava no Cine Tupi o filme "Nas trilhas da aventura" com Burt Lancaster e Lee Remick. Mas nao foram apenas os funcionários, deputados e professores que se despediriam, o próprio tricolor que encerraria sua participoacao no "Robertao"naqueles dias ganhando de forma convincente do Vasco da Gama por três a um.

Os cruzmaltinos porém pediram revanche, que foi inadvertidamente concedida pelo Bahia quatro dias depois da edicaodo ato institucional, embora para um público bem menor. O Bahia abriria o placar logo no primeiro minuto, através de China, mas depois o Vasco equilibrou as acoes. A equipe carioca veio completamente diferente no segundo tempo. Conta a lenda que o futuro capitao da selecao Brito colocou o time contra a parede advertindo os jogadores que nao poderiam perder duas vezes para "esse time". Ele mesmo empatou aos 27 minutos e levou o time a uma bela "virada" com um gol de Benetti aos 40. Logo depois o futebol baiano e o Brasil entrariam em recesso.

- Agradeco as informacoes do Setor de Periódicos Raros da Biblioteca Central do Estado. Sou grato também as imagens dos blogs abril.com.br, deutilt.com.br, orebate-cassiomribeiro.blogspot.com e pco.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário