terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O primeiro clube de fora do estado a jogar na Fonte Nova



Fluminense em 1951. Em pé:Píndaro, Vitor, Edson, Neno, Castilho e Pinheiro.
 Agachados: Telê Santana,Orlando, Carlyle, Didi e Joel.


Vitòria 2 Bahia 1 em Buenos Aires. Nao estranhem nao! É que ontem decidi sair com minha camisa do EC Vitória. Fui com Cybele na famosa Calle Florida(onde quase fui assaltado no outro dia, lembram-se?)pra ela comprar uma bolsa. Imaginem que entramos e saímos de umas 540 lojas e ela nao conseguia achar uma de seu agrado(e preco!). De vez em quando mostrava-me algumas e eu dava a minha abalisada opiniao:

- Está troncha!
-Esta parece um saco!
-Com esta voce nao sái comigo!

E outras baboseiras mais! Aí encontrei algumas pessoas com camisas de clubes brasileiros. Uma do Palmeiras, outra do Grêmio, uma do Flamengo, duas do Vitòria e uma do Bahia. É claro que estou contando a minha própria! O rapaz que estava com a camisa do Vitória entrou na mesma loja que nós e trocamos algumas palavras. Ele me disse que  quando passou pelo "cara" que estava com a camisa tricolor este lhe cobrou da Segunda Divisao.

Desnecessário falar do áspero diálogo que se seguiu com as costumeiras trocas de ofensas a falta de títulos nacionais de um e a condicao de nada conquistar há dez anos de outro. Dá pra ver que nem aqui na Argentina as torcidas baianas sossegam, reproduzindo o BA-VI na Calle Florida! Bem, mas vamos ao assunto de hoje, o primeiro clube de fora do estado a jogar na Fonte Nova.

Corria o ano de 1951 e já havia cinco meses que a Fonte Nova havia sido inaugurada. Havia no estado uma campanha pra liberacao dos cassinos que já tinha até local: o Edifício Oceania no bairro da Barra. Mas a coisa engrossava com a oposicao da Igreja Católica e de vários deputados. Nesse mês de junho houveram duas partidas no estádio, quando o Bahia empatou com o Ypiranga e perdeu para o Vitória(2 X 3) no primeiro BA-VI da Fonte Nova.


Depois do São Joao o Fluminense do Rio de Janeiro aportou na Bahia vindo em temporada pra treinamento da sua equipe.Mas, apesar da importância do "pó de arroz" teve que jogar no Campo da Graca onde perdeu pro Galicia, também chamado de demolidor de campeoes, por dois a zero. Pois bem, a delegacao do time carioca tanto pressionou os dirigentes esportivos que o próximo jogo contra o EC Bahia acabou sendo na Fonte Nova.

Aliás com muita justica vamos dizer! Pois o Fluminense produziu muito melhor e ainda no primeiro tempo já havia liquidado o jogo. Aos 37 minutos Telê atrasou uma bola pra Didi que chutou forte da grande área vencendo o goleiro do tricolor baiano. E, ainda antes de encerrar o primeiro tempo, foi a vez de Joel deslocar-se para o centro e, ao receber um passe da direita, chutar para o goleiro Lessa aceitar, cometendo segundo o Diário de Notícias, uma "falha gritante".


Dias depois o clube,entretanto, voltaria pra Graça onde faria mais dois jogos: empatando com o Ypiranga por um gol e com o Vitória por zero a zero. Na ocasião até um comentarista dos Diários Associados do Rio de Janeiro falaria mal da equipe, embora também justificasse o resultado pelo mau desemepenho do juiz Antônio Bernardo que teria deixado correr solta a violência em campo. Mas ninguém tira a condico do Fluminense de ser o primeiro clube de fora do estado a jogar na Fonte Nova. Na ocasiao o publico baiano viu craques como Pinheiro, o meia Didi e o grande goleiro Castilho.

Quanto ao estádio dobraria o ano somente com mais uma partida, fruto de mais uma articulacao política, a fracassada promocao do aniversário da ABCD. Durma-se com um barulho destes!

- Agradeco as informacoes do Setor de Publicacoes Raras da Biblioteca Central do Estado(Colecao Diário de Notícias). Sou grato também as fotos e imagens do Museu dos Esportes e da catingadeporco-cristinacastro.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário