sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O ano em que se jogou nas festas de fim de ano na Fonte Nova


Gente, o primeiro dia que passamos em Buenos Aires foi dia dos movimentos sociais. E olhe que tudo acontece perto de nosso hotel Mas nao tive nada a ver com isto viu? Logo depois de tomarmos café comecaram a se concentrar os funcionarios do mundialmente famoso Teatro Colòn na porta da Intendencia Municipal na Rua Peru,e acabamos sendo brindados por um emocionante concerto da Orquestra Sinfonica. Tocaram o hino nacional, Johann Stauss Jr. e outras pecas no meio da rua.

Logo depois os ferroviàrios em campanha salarial fizeram um piquete no estacao de trem de Constituicao impedindo a saida de trens. Foi o maior sufoco, pois o povo se revoltou ,e depois de jogar pedras na estacao, passou a atacar e incendiar lojas. Veio um regimento com carros, mangueiras de agua mas nao conseguiu afugentar o pessoal que queria embarcar para o interior. A "saudàvel imprensa democratica" daqui queria que a policia "sentasse o pau" nos piqueteiros. Será que náo lembra a de algum outro paìs? O movimento entrou pela tarde toda quando os sindicalistas resolveram suspender o piquete liberando os trens. Mas sò pela noite foram retomadas as viagens.

Bem, mas vamos ao nosso assunto de hoje, as festas natalinas. Há muito tempo que as férias dos jogadores coincidem com o recesso das festas de fim de ano. È o momento em que o pessoal que atua no futebol, como qualquer trabalhador, descansa apòs cansativas e desgastantes temporadas. Hà quem jogue 90 a 100 partidas por ano, e poucos sao os clubes que disputam menos de 80 jogos.

                                      Ronaldo e o papa
Mas nem sempre foi assim! Houve um tempo em que a situacao era mais amena, e isto foi antes do calendário nacional centralizado da CBF quando os jogadores( e torcedores) eram menos explorados. No artigo de hoje nao vamos falar das promocoes que eram feitas na Fonte Nova nas èpocas natalinas mas de um ano, 1966, em plena ditadura militar, onde os clubes deixaram os torcedores quase que sem festas de fim de ano.

Nesse ano o certame baiano teve dois turnos sendo o primeiro disputado no Campo da Graca. Atè agosto o EC Vitoria, bicampeao estadual, jà tinha faturado o primeiro turno.No entanto houve uma interrupcao por quatro meses do campeonato. E, ao invès de voltarem no proximo ano, recomecaram mesmo em dezembro. A Fonte Nova nunca tinha visto isto! Nos outros 56 campeonatos que ali foram disputados, o calendàrio esportivo se encerrou em novembro, ou, no màximo, na segunda quinzena de dezembro.

Neste ano houve de tudo! Marcaram uma rodada dupla pra 23 de dezembro, antevèspera do Natal, quando o povo, tradicionalmente, se libera de tudo quanto è compromisso e se dedica as festas. E os jogos foram maravilhosos, pra nao dizer o contrario: Leonico 5 X 0 Estrela de Marco e Ypiranga 1 X 0 São Cristóvao. Nao contentes com esse absurdo fizeram outra rodada dupla no dia 27, esta ainda pior: Galicia 1 X 0 Sáo Cristovao e Guarani 3 X 1 Botafogo.

                  Se Ele jogasse devia ser mais ou menos assim

Como a renda estava "pra là de Marrakesh" trouxeram o próprio EC Bahia pra consumar o desrrespeito com as festas de fim de ano. A rodada dupla foi na vèspera do ano novo, 30 de dezembro. Na preloiminar o Leonico empatou sem gols com o Ypiranga e, na principal o Bahia deu de cinco a zero no "saco de pancadas" Estrela de Marco. Ninguèm merecia tanta maldade. E náo deixaram nem os torcedores comemorar a passagem de ano, marcando nova rodada tres dias depois. Ufa!

- Agradeco as informacoes aos blogs Granadeiros azulinos e RSSF Brasil. Sou grato também as imagens dos blogs blogandogospel.com, laboratorioesportivo.com.br e diariodebarrales.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário