domingo, 26 de dezembro de 2010

A tropa de elite


Ontem pouca coisa funcionou em Buenos Aires. Nem as lans houses. Assim nao pude postar meu artigo diàrio. Aqui eles levam o Natal a sèrio! Ontem tive uma comprovacao do espìrito natalino.Nós estávamos andando no bairro de Palermo no maior sol da paròquia(aqui está 35 graus)e nada de taxi. Depois de caminhar alguns quilômetros, jà com a fome apertando, Cybele se dirigiu a um senhor perguntando-lhe como fazíamos para chegar ao bairro de Recoleta. Ele entao disse que tinha que caminhar mais 19 quadras. Eu entao afirmei que morrerìamos antes!

Ai ele nao se fez de rogado. Levou agente a um ponto e parou um ônibus recomendando-nos ao motorista. Nao contente com iso abriu a carteira e nos deu as moedas pra pagar o coletivo, enquanto eu, estupidamente, tirava da carteira noas pra lhe "pagar a gentileza". Uma grosseria inominável! Quando compreendi o seu admiràvel gesto me vieram làgrimas nos olhos. Passamos o resto dodia pensamos naquele homem que nunca saberemos o homem, que nos ajudou em um momentol de dificuldade na Argentina. Pensamos na Bahia de antigamente quando era chamada de "boa terra" e as pessoas eram solidàrias. Mas como o capitalismo é coisa ruim!

Mas vamos para o nosso assunto de hoje, o Torneio dos Campeoes. Alguèm jà ouviu falar?Pois è, aconteceu em 1982. E outro certame que querem colocar na tal "unificacao dos titulos". Sò pra lembrar, è um movimento de alguns clubes que querem mudar a correlacao de forcas entre os campeoes do Brasil no tapetao. Desse jeito eu vou acabar reivindicando que a CBF considere o Torneio da Morte e o da Uva conquistados pelo EC Vitòria como campeonatos brasileiros!


Em 1982 a rècem criada CBF buscava navegar no cipoal de interesses do futebol brasileiro. Vinha conseguindo reduzir o nùmero de clubes que participavam do malfadado Campeonato Brasileiro, criado na dècada anterior, mas isto era mais fàcil falar do que fazer. Nesse ano havia eleicoes e o regime militar estava em dificuldades pois o MDB ameacava ganhar em vários estados, o que acabou ocorrendo. Foi assim que nasceu o "Torneio dos campeoes".

O certame nao era estranho ao país, jà havendo se realizado em 1978, embora restrito aos clubes campeoes do próprio Campeonato Brasileiro. Neste ano porém liberou geral. Foi realizado depois do campeonato e antes da Copa do Mundo somente para que alguns clubes nao ficassem parados. Incluiu de novo todos os campeoes brasileiros, mas ampliou a participacao para os campeoes do "Robertao" e até do Torneio Rio- Sao Paulo. Para desmascarar de vez a politicagem incluiram atè o Amèrica(RJ) e o Santa Cruz que nao entravam em nenhum critèrio. No entanto um mèrito: foi o último certame onde participaram quatro clubes do Nordeste: Bahia, Sport, Náutico e Fortaleza.

O EC Bahia havia feito seu ùltimo jogo no Morumbi contra o Corinthians, e apanhou por cinco a dois. O Vitòria naoparticipou pois havia sido rebaixado, amargando seu ùltimo jogo na Primeira Divisáo na Fonte Nova contra o Atlètico Mineiro, o qual derrotou por um a zero, gol de Zé Júlio. Seriam jogados duas fases com quatro grupos com jogos de ida e volta classificando-se  os campeoes de cada grupo.

                  Os ex-presidentes Itamar, Lula, FHC e Sarney

Lembro-me bem do dia em que o torneio comecou, 24 de abril, por coincidir com o meu aniversário de 34 anos. O Bahia estrearia três dias depois ganhando do Náutico pelo escore mínimo na Fonte Nova. Sua proxima partida seria no mesmo local no Dia do Trabalho. Eu, que era um dos organizadores do ato do Campo Grande, teria neste dia duas satisfacoes, a de termos realizado um ato expressivo contra a ditadura e a de saber por amigos que escutavam o ràdio, a derrota do tricolor para o Fortaleza pelo mesmo escore.

Depois dai o clube sairia para perder em Porto Alegre para o Inter(0 X 2) e empatar em Fortaleza(2 X 2), fechando o grupo na Fonte Nova necessitando ganhar para se classificar. Nao deu outra, com a viória tricolor por um a zero contra os gaùchos.Foi o ùnico da regiao a se classificar para as quartas de finais onde colheu expresiva vitòria em Porto Alegre, passando pelo Inter por 3 X 2. Agora sobravam quatro clubes e o Bahia iria pra final se passasse pelo Guarani na Fonte Nova.  Mas....náo deu! O esquadrao de aco perdeu pelo escore mìnimo e o bugre de Campinas foi decidir o titulo com o Amèrica(RJ).

Na ocasiáo, apòs dois empates em um a um, a partida do Maracana foi pra prorrogacao quando Gilson Gênio, que jogou no Bahia, fez o gol no finalzinho faturando o caneco pros americanos. A equipe rubra, que havia sido incluida sem atender aos critérios do certame, seria campea com: Gasperin, Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zé Dilson(Sergio Pinto). Pires, Gilberto e Eloy(Joáo Luiz). Serginho , Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu.

- Agradeco: a paciencia dos meus leitores (pois aqui sò posso usar uma imagem por artigo, as màquinas nao aceitam recursos como "copiar-colar", acentos e outras coisas), as informacoes dos blogs netvasco, wikipédia e futipédia.globo.com; e as imagens dos blogs infomorelos.com, garnerdirectdownload.com, vendamuitomais.com.br e bastidoresdaseleicoes2010.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário