segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O massacre da serra elétrica

Galdino Ferreira - Financista, desportista e colaborador dos blogs História do Futebol, Memórias da Fonte Nova e Futebol 80. 

Em 1953, o Nordeste atravessava uma grande seca, com milhares de flagelados passando fome. Buscando arrecadar recursos para auxiliar os flagelados de seu estado (e ao mesmo tempo promover-se politicamente), o governador baiano Régis Pacheco financiou a organização de um torneio quadrangular, com a participação da dupla Ba-Vi e de dois grandes clubes do "Sul Maravilha": Flamengo, que naquele ano começaria a grande campanha de seu tricampeonato, e Internacional, que no mesmo ano chegaria ao tetracampeonatogaúcho. A competição organizada pelo governador teve "modestamente" o seu nome: Torneio Quadrangular Régis Pacheco, com os jogos sendo disputados na Fonte Nova.

A primeira rodada foi realizada em 15 de marco, quando na preliminar, o Internacional enfrentou o Bahia. Sem pena do anfitrião, o Colorado venceu por 7x1, gols de Jerônimo (2), Solis (2), Fernandes, Bodinho e Luizinho, fazendo Carlito fez o gol "de honra" do Bahia.. O time colorado dos pampas, ainda conhecido como rolo compressor impressionou a todos na Fonte Nova com uma marcação forte sem dar espaços para o time do Bahia que literalmente se entregou ao jogo dos gaúchos que passaram um rolo de madeira sob a massa de pão do tricolor baiano que, literalmente, levou uma surra.

A torcida do Vitória assistiu o jogo principal de "alma lavada", afinal, nao era possivel as coisas sairem piores para o rubro negro. Mas a peleja do rubro negro da boa terra contra o carioca terminou em outro passeio pelo gramado da Fonte Nova, desta vez do time da Gavéa. Apesar de já contar com a base do time que voltou a ser campeão baiano após longos 44 anos, o Vitória não foi páreo para a equipe que tinha Rubens, Tomires e Pavão; além de Zagalo e Indio na linha de frente e Antonio Leone, que mais tarde viria jogar no Bahia e ser campeão da Taça Brasil de 1959. Os gols foram se sucedendo, Índio(2), Adãozinho(3), Paulinho(2) e Rubens, descontando Juvenal e Rui para o Vitória, finalizando o humilhante escore de 8 x 2.

Depois do jogo nao houve espaço pra gozações entre os torcedores da dupla BA-VI ambos literalmente soterrados por uma avalanche de gols. O massacre carioca e gaúcho provocou o maior fuzuê na cidade fazendo os jogadores prometerem reacao. A segunda rodada do torneio foi jogada quatro dias depois. O Internacional novamente disputou a preliminar, batendo agora o Vitória por 4x1, com gols de Bodinho (2), Luizinho e Jerônimo, com Juvenal fazendo o tento dos baianos. Na outra partida, o Flamengo venceu o Bahia por 2 x 1 com gols de Rubens e Indio, tendo Isaltino marcado o gol tricolor. Bem, pelo menos, os clubes baianos se "tocaram" jogando menos abertos e "perdendo de pouco".

Na última rodada, o BA-VI, que se pensava ser realizado para a decisao do tìtulo, nao valeu mais nada, sendo um dos raros na história do estádio a ser jogado em preliminares. A torcida do Vitória, de cabeca inchada, nem fez a gozacao de sempre ao ganhar de 2x1. Ai veio a partida decisiva, entre "estrangeiros". O Flamengo entrava em campo como favorito mas a partida foi muito disputada. Faltando  15 minutos para o fim do jogo e o placar era de 2x2, havendo marcado Luizinho e Bodinho para o Internacional, e Índio e Rubens para o Flamengo.

As solenidades oficiais haviam atrasado o início das partidas, e a Fonte Nova não possuía iluminação muito boa. Aos 36 minutos do segundo tempo, com o estádio quase às escuras e a energia sucumbiu de vez, o árbitro Rui Carneiro foi obrigado a encerrar a partida. Deve ter sido uma das primeiras vezers na història do futebol brasileiro que foi adotado o critério de saldo de gols para a definicaoi do campeao. Deu o Internacional, que conquistaria seu primeiro título em uma competição nacional e foi na Fonte Nova.

- Agradecemos as informações e imagens dos blogs Flapédia, Blog Vermelho(Inter), diariodomedo.blogspot.com, Jorge.tadeu.zip.net e desgracazine.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário