sábado, 1 de janeiro de 2011

Baianos X Cariocas num início de ano agitado


Entramos bem de ano aqui em Buenos Aires! Fomos roubados a cinquenta metros da porta de nosso hotel na Avenida de Mayo! Caímos no golpe mais manjado da paróquia. Imagine que iamos passando por baixo de uma construcao quando fomos atingidos por um pouco de tinta que sujou o cabêlo de Cybele e a minha bermuda. Na ocasiao surgiu um casal muito gentil munido convenientemente de agua e papel para nos ajudar. Ainda deixou a garrafa de agua quando se foi.

Nós achamos sua atitude muito atenciosa e fomos comentando isto até o hotel. Mas só quando nos preparamos pra sair de novo é que demos por falta da minha carteira. Ainda fomos ao local onde tomamos café pra ver se nao tinhamos deixado por lá mas nao teve jeito. Foi um servico de profissional. Perdi todos os meus documentos e ainda 110 pesos e 27 reais! Como sempre dividimos o dinheiro entre nós e cada um leva uma bolsinha na cintura o estrago nao foi maior escapando de estar "Durango Kid" por aqui.

Como já tinhamos experiência semelhante de três anos atrás em Santiago do Chile tratamos de dar uma queixa na delegacia de polícia. Alí tivemos uma ideia da situacao das forcas de seguranca deste país. Imaginem que passamos uma hora pra conseguir sair com um boletim da ocorrência. E olhem que éramos os únicos denunciantes. Em tudo isto só nao foi fácil lidar com Cybele. Eu só senti mesmo foi perder a minha carteira internacional de professor e a do Eu sou mais Vitória. Mas minha companheira é a tesoureira da casa e ficou nervosa. Quando chegamos na chefatura de polícia ela foi falando do assunto já para o policial que estava na porta, e isto conseguiu estragar seu almoco.

Osório(a esq.) e o então deputado ACM observam o troféu da Taça Brasil de 1959 conquistado pelo tricolor

Mas deixemos pra lá esta péssima entrada de ano e vamos pro assunto de hoje, o ano em que baianos e cariocas se enfrentaram num início de ano excepcionalmente agitado.Era 1959 e enquanto o pessoal voltava do reveillon o ditador Fulgêncio Batista fugia de Cuba deixando uma junta militar em seu lugar. Em Salvador era realizada a maior reuniao de conselhos deliberativos que se tinha notícia pra eleger Osorio Vilas Boas presidente do EC Bahia.

No outro dia, enquanto só se comentava na imprensa as intensóes do dirigente tricolor, era vitoriosa a Greve Geral convocada em Cuba e entravam em Havana as tropas de Che Guevara e Camilo Cienfuegos forcando a retirada da junta. O ano prometia muita novidade. A CBD havia criado um novo certame nacional, a Taca Brasil, e o campeonato baiano era visto com muita expectativa. Afinal, a dupla BA-VI vinha alternando a conquista de títulos desde 1952, e, como no ano anterior tinha sido a vez do tricolor, esperava-se dar Vitória na cabeca. Mas o Bahia entornaria o caldo emendando um pentacampeonato.

No dia seis de janeiro desembarcou o Fluminense do Rio de Janeiro nestas plagas jogando no dia seguinte contra o tricolor baiano na Fonte Nova. A partida teria na preliminar o grande jogo entre a Rádio Cultura e o Hotel da bahia(sic!). A promocao foi da FBDT e o público pagante deixou uma renda de mais de 300 mil cruzeiros. As partidas foram muito disputadas. A preliminar foi um a um, e, a principal, veria os tricolores empatarem sem gols.

Nao sei quem nao se conformou, o certo é que foi marcada uma revanche pra dois dias depois. Exatamente quando se formou um governo de colaboracao em Cuba, formado por Manuel Urrutia(presidente), José Miró(primeiro ministro) e Fidel Castro(comandante das forcas armadas). A revolucao cubana daria muita sorte ao tricolor que antes de terminar o primeiro tempo já estava ganhando por três a zero,gols de Marito, Hamilton e Ari, este último através de uma bola que resvalou no terreno e enganou o grande goleiro Castilho. Ainda antes do intervalo Valdo diminuiria para os cariocas.



No segundo tempo o tricolor baiano administraria o resultado, o que lhe valeu tomar mais um gol, agora de Romeu, terminando a partida em 3 a 2. Desta vez a preliminar nao foi estranha com os amadores do Botafogo derrotando os do Sao Cristóvao pelo escore mínimo. A renda deu pra garantir os lucros da federacao com a temporada 350.940,00. O Fluminense aproveitaria o domingo pra ir a Jequié onde colheria sua primeira vitória na temporada contra a selecao local por quatro a dois. Depois voltaria a Salvador pra jogar contra o Vitória.

O jogo foi na terca feira e a disputa renhida fez com que se fosse pra intervalo sem mexer no placar. No segundo tempo porém, o rubro negro intentou repetir a facanha do Bahia e se deu mal, possibilitando a que marcassem Telê e Jair Francisco, duas vezes, para o time pó de arroz. A renda nao seria fornecida e a equipe base carioca na temporada seria Castilho, Roberto, Pinheiro e Paulo; Jair Santana e Clovis; Romeu, Jair Francisco, Valdo, Telê e Robson.

A revolucao cubana continuava sendo bem recebida na arena internacional, embora os EUA nao a visse com bons olhos.  O Fluminense continuou sua temporada fora da Bahia mas voltaria duas semanas depois agora acompanhado pelo Botafogo carioca. A coisa ia engrossando para os baianos. O Vitória voltaria a jogar, e a perder, para o FLU, agora por dois a zero. Mas agora a coisa transcorria num clima de mal estar, é que o clube se recusou a fazer a preliminar do jogo Botafogo X Bahia, que teve que se realizar no dia posterior, apresentando nova vitória carioca, desta vez pelo escore mínimo.

Dois dias depois seria a vez do clube da estrêla solitária dar o trôco recusando-se a jogar na preliminar de Fluminense X Bahia. O resultado é que o jogo seria cancelado voltando o Botafogo para o Rio de Janeiro. Talvez isto tenha sido bom para o Vitória pois o novo confronto dos tricolores surpreendeu. O Fluminense estava melhor preparado e foi fazendo gols com Telê e Valdo, por três vezes, tendo os baianos assinalado o "gol de honra" apenas através de Altair contra suas próprias redes.

                              O bloco Mercadores de Bagdad

Quatro dias depois uma interrupcao para o carnaval. Os jornais da época porém continuavam dando maior destaque para os eventos realizados nos clubes sociais. Uma semana depois da festa chegaria o Vasco da Gama. Ufa! Vinha cercado de grande expectativa por se sagrar recentemente super campeao carioca. Sua estréia foi marcada por agitacao internacional É que Fidel havia assumido o cargo de primeiro ministro em Cuba e seria promulgada a Lei da Reforma Agrária sob crescentes pressoes dos EUA na "defesa de seus  interesses".

Desta vez a revolucao ajudaria o time do almirante que daria no Ypiranga um dos maiores passeios já verificados na Fonte Nova. Pinga abriria o placar logo no início, pra depois Almir marcar por duas vezes, e o mesmo Pinga encerrar o escore no primeiro tempo. Após o intervalo o clube carioca trocaria atacantes, a exemplo do atacante Teotônio comprado recentemente ao Vitória na maior transacao efetuada até entao no futebol baiano.

A equipe cruzmaltina. Em pé: Barbosa, Dario, Beline, Edio, Orlando e Ortunho. Agachados: Sabará, Almir,Rubens, Vavá e Pinga.

Na ocasiao jogaria com Barbosa, Paulinho e Beline Elcio, Barbosinha e Coronel. Sabará(Teotônio), Almir(Delém), Osvaldo(Pacoti), Valdemar e Pinga(Roberto).  Logo depois os cruzmaltinos anunciaram sua viagem de volta ao Rio de Janeiro. Aí deu a maior confusao, com os dirigentes pressionando o Vasco a jogar com a dupla BA-VI. Afinal, nao podia ficar assim, tinha que ser "lavada a honra" da Bahia. Tudo se resolveu com acordo e dinheiro. Pagaram-se as cotas do Vasco e aceitaram que o clube escalasse um time misto que fez o restante dos jogos.

A equipe base foi Barbosa, Bibi e Viana. Laert, Barbosinha e Dario; Teotônio, Pacoti, Orlando, Valdemar(Rubens) e Delém. E nao é que mesmo assim endureceriam os jogos? O rubro negro cairia por um a zero, porém nao resistiria ao tricolor que o derrotou pelo mesmo escore,gol de Geraldo no segundo tempo.

Durante muito tempo os baianos nao tiveram um início de ano tao agitado. Quanto a revolucao todo mundo sabe o que se deu. Afrontou os interesses dos EUA e caminharia na direcao do socialismo.A burguesia e os falcoes norte-americanos jamais aceitariam as opcoes dos cubanos criando inúmeras barreiras e boicotes ao povo de Cuba. Até hoje, mais de cinquenta anos depois, està longe de ser normalizada as relacoes entre os dois países. Mas as condicoes de construcao do socialismo, especialmente após a queda dos regimes burocráticos do Leste Europeu, nem sempre permitiram ao regime cubano avancar.


- Agradeco as informacões do Setor de Periódicos Raros da Biblioteca Central do Estado e as imagens de Atarde.com.br. Sou grato também as imagens e fotos do Museu dos Esportes, atarde.com.br e tempomusica.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário