quarta-feira, 30 de março de 2011

O que é isso companheiro?



Compareci em fins de 1979 á primeira reunião do PT na Bahia, realizada no Centro de Estudos e Ação Social dos jesuítas com a presença de Lula. Na época ele fez uma exposição do partido e dos encaminhamentos que se estavam tomando em relação á sua legalização. Logo depois começariam a se organizar os núcleos do partido em Salvador, entre os quais o do Curso Beta, que funcionava no Cine Roma. A Comissão Provisória, no entanto, demorou algumas reuniões porá que fosse criada, em virtude das divergências.

O ano de 1980 se inicia com a prefixação da correção monetária para o câmbio e as ORTNs com o objetivo de reverter às expectativas inflacionárias. Morre Petrônio Portella, o articulador do regime no Congresso, e sofre atentado a quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (RJ) onde se realizaria o lançamento do MDB. Nesse mês o Grêmio viria Salvador,. Empatando em um gol contra o EC Bahia.

Em fevereiro seria criado o Partido Popular, pontificado por Tancredo Neves, e se realizaria o ato de fundação do PT no mesmo Colégio Sion. Seria a vez do Internacional (RS) visitar a Fonte Nova, de onde sairia derrotado pelo tricolor baiano por três a um.



Compareci a aquele colégio, em São Paulo, pra participar do importante ato. Cheguei quase no fim da manhã encontrando o auditório cheio. A reunião, entretanto, só começaria ao meio dia, mostrando pra mim que os atrasos não ocorriam só na Bahia.

A mesa foi formada em grande parte por sindicalistas, e Jacó Bittar dirigiu a reunião que apresentou o manifesto de lançamento que seria debatido em comissões. O astral era alto, ficando isso evidente na aplaudida chamada dos primeiros assinantes da solicitação ao de reconhecimento do partido ao tribunal. Ao final, foram recolhidas as nossas assinaturas.

A campanha pela legalização do partido exigiu muito esforço, fazendo com que alguns desbravadores corressem quase todas as regiões do estado para que conseguíssemos esta façanha. Também em Salvador os primeiros militantes do PT iam de casa em casa praticamente pedindo aos moradores “uma força”. Naquele tempo os políticos e os partidos não tinham o desgaste atual, assim pudemos sair vitoriosos da empreitada chegando ás eleições de 1982 com 76 diretórios municipais organizados.

                                   Ufa, esse ano deu Vitória!

A campanha salarial dos metalúrgicos do ABC se iniciou em março e levaria á maior greve da história dessa categoria e uma inflexão no movimento sindical. O governo e os patrões estavam mais articulados e não seriam pegos de surpresa. Os operários entrariam em greve em abril.

Alguns dias depois o ministro Murilo Macedo declara a greve ilegal e promove uma repressão coordenada pela PM e Exército.  Na ocasião é estabelecida pelo II Exército uma verdadeira operação de guerra, que coloca o estado sob seu comando, ocupando as cidades afetadas (inclusive parte da capital) utilizando armas pesadas, veículos blindados, helicópteros, tropas de infantaria e de choque. Centenas de trabalhadores são presos, e o ministério intervém novamente nos sindicatos, destituindo e prendendo lideranças proibindo as empresas de negociarem diretamente.

Um movimento de solidariedade espalhou-se pelo país, quando foi aberto um fundo de greve, recebendo apoio material e politico de inúmeros segmentos sociais para a sustentação da greve. Inúmeros parlamentares e personalidades se manifestam em seu apoio.

                       Gabeira também já foi mais novo!

Aqui em Salvador a passeata de solidariedade foi no dia do meu aniversário de 32 anos. Foi organizada pelo Comitê de Solidariedade aos Metalúrgicos e “o pau comeu”, com a PM utilizando milhares de soldados espalhados pelo trajeto entre o campo Grande e a Praça Municipal. Cães foram jogados contra os manifestantes e houve por volta de quinze prisões.

A ordem era impedir qualquer aglomeração. Na ocasião o governador ACM (que deu ordem em acordo com o governo Figueiredo) tentou colocar a culpa na “intransigência” do deputado Elquisson Soares. A ironia era que pouco depois, o governador mandava demitir dezenas daqueles soldados que tomariam parte de uma tentativa de greve na corporação.

No início de maio, porém, os metalúrgicos do ABCD regressam ao trabalho depois de 41 dias de greve. Logo depois começava o Campeonato Baiano. O Vitória estreou numa rodada dupla que só deu empate, do rubro negro com o Botafogo (1 X 1), e do tricolor com o Itabuna (0 X 0). Na semana seguinte, um desastre, novo empate, pelo mesmo escore, contra o “saco de pancadas” chamado ABB.

                                       Não era fácil!

O mês de junho veria o meu clube ganhar fora de casa, contra o Fluminense de Feira de Santana, pelo escore mínimo. Mas, logo depois, um resultado incrível, a derrota para o Redenção de Brotas por dois a um. Era, realmente, o fim da picada, e deu vontade de abandonar o futebol e voltar pra militância!

E a desgraça continuaria, c om a equipe perdendo, de novo, para o Ypiranga (1 X 2) e empatando com o Jequié (1 X 1). Só no fim do mês é que obteria o primeiro triunfo do certame ao ganhar o fraquíssimo Humaitá (de Conquista) por três a um. A coisa melhoraria um pouco com o time empatando com o Galícia (1 X 1) enquanto saíamos na passeata do Dois de julho, e vencendo o Atlético de Alagoinhas (2 X 1). Logo depois, porém, seria derrotado pelo nosso arquirrival por dois a zero, em jogo que nem tive a coragem de assistir.

Foi neste mês que o papa João Paulo II visita o Brasil sendo incluído em sua agenda espaço para os operários. A presença do papa foi aproveitada por Figueiredo para defender a “união nacional”, num tempo aonde a Rede Tupi vai a leilão e os Jogos Olímpicos realizados em Moscou surpreendem o mundo.

                                Ele agora está mais gordo!

O papa visitou vários estados passando dois dias na Bahia. Mas sua agenda foi um verdadeiro sufoco. Teve aparições no Campo Grande, CAB, Igreja NS dos Alagados, Catedral e Centro de Treinamento de Lideres em Itapoá, em algumas delas meteoricamente. Seu discurso de João Paulo II ficou restrito a questões eclesiais e de evangelização. Os eventos que tomou parte foram massivos estimando-se em 500.000 pessoas os que compareceram ao maior deles no CAB.

Apenas após sua volta a Roma ofereceria colaboração para qualquer iniciativa que tivesse o objetivo de promover os valores humanos fundamentais. No entanto, sua presença mobilizou a comunidade católica, o que perdurou inclusive quando do atentado que sofreu, onde esta realiza atos visando o seu restabelecimento.

Mas, bastou o papa sair do país para se realizar um atentado a bala ao prédio onde funcionavam a sede do PT e a anistia em São Paulo. Logo depois Geraldo Siqueira e outros parlamentares são agredidos, é sequestrado o jurista Dalmo Dallari e assassinado o sindicalista Wilson de Souza Pinheiro. Duas bombas explodem no Rio de Janeiro, na sede da OAB (morte de Lyda Monteiro) e no gabinete do Vereador do PMDB Antônio Carlos. Cartas-bomba são enviadas a donos de bancas de revistas em Salvador em função da venda de jornais alternativos como o Em Tempo.



Mas não foi só o Brasil que continuaria mal, mas o Vitória também. Terminaria o primeiro turno em oitavo lugar (!) após empatar sem gols com Leônico e Itabuna. Só se classificaria para a segunda fase um ponto á frente do Humaitá!

Mas, foi no mês das tragédias, em agosto, que o clube começou a se recuperar. Após dois novos empates sem gols com Fluminense e Leônico, ganharia por dois a zero o Bahia, então heptacampeão, passando as finais em seu grupo.

Mas nas finais do turno esse jogo defensivo seria fatal, pois mesmo ganhando do Fluminense (3 X 1), os novos empates sem gols contra Itabuna e Galícia dariam o turno a este último. Mas naquele tempo o vice ficava com um pontinho, ainda bem!

                 Esta campanha ainda iria demorar quatro anos!

O segundo turno começou de forma desastrosa para o meu time, que perdeu de novo pro Ypiranga por uma zero. Logo depois empatou fora de casa com o sofrível Humaitá pelo escore habitual do treinador Carlos Froner. Depois, porém, deu uma embalada, dando de cinco na ABB. Voltou a empatar (1 X 1) com o Botafogo, mas ganhou seguidamente a Bahia (1 X 0), Jequié (2 X 0) e Redenção (1 X 0).

Eu já estava no Rio de Janeiro pra ver o último congresso da minha organização política, a AP. Mal entrara no grupo e ele acabava me deixando só como uma noiva abandonada no altar. Enquanto isto no Brasil, eram prorrogados os mandatos de prefeitos e vereadores evitando a ARENA a da disputa da eleição municipal que antecederia o retorno das eleições diretas para governador.

Foi quando voltei é que soube da derrota pro Atlético de Alagoinhas (2 X 3). Já era tempo de realização do 32o Congresso da UNE e teríamos que entrar em nova campanha, contra o indiciamento de “Lula” e do padre Vito Miracapillo na LSN, o primeiro por um discurso no Acre, e o segundo, por recusar-se a rezar missa em sete de setembro sob a argumentação de que no país ainda não havia uma efetiva independência.

                             Ôpa, tem estrelinhas saindo!

O Vitória voltaria a ganhar em outubro, derrotando a Itabuna (1 X 0) e Fluminense (3 X 1), para depois voltar a seus rotineiros empates sem gols contra Leônico e Galícia. O Bahia tinha se recuperado e terminara o turno em primeiro, quanto a nós tínhamos melhorado em relação ao primeiro turno, acabando em quarto lugar.

Na ocasião a imprensa faz um estardalhaço da reunião das oposições que teriam feito um pacto de união para as eleições de 1982, quando havia a expectativa de serem diretas para governador. Na verdade a reunião que o PT participou com o PP, PDT e PMDB, apenas criou uma comissão de consultas interpartidária.

O Vitória ficou nas semifinais no mesmo grupo do Bahia e terminaram, juntos, se classificando com sete pontos, após o rubro negro empatar com o tricolor (1 X 1) e ganhar Atlético (3 X 1) e Redenção (3 X 0).

                               Agente falava na marra!

Mas no quadrangular final a equipe saiu na frente ganhando do Leônico de um a zero, enquanto Bahia e Galícia empatavam em um gol. Bahia e Vitória ganharia de Leônico e Galícia por dois a um, e fariam a grande final do turno um dia depois da proclamação da tal república, pra não dar azar. Assisti na ocasião o rubro negro jogar um grande futebol, com Bigu e Cia garantido a vitória contra o nosso arquirrival pelo escore mínimo.

Mas ninguém estava morto ainda. O Vitória entrou nas finais com quatro pontos, enquanto o Galícia ficara com três e o Bahia com um. No primeiro jogo a equipe da colônia espanhola “matou” o tricolor empatando em um gol. Ora, este, mesmo ganhando o clássico (bato na madeira!) perderia o título em função do critério de desempate privilegiar quem ganhou algum turno.

Assim fomos para a finalíssima entre Vitória e Galícia. No dia vinte e três de novembro o rubro negro devolveria a minha alegria pra enfrentar a sofrida militância. Nesse dia havia quase cinquenta mil pessoas na Fonte Nova. Foi, como tudo na vida do Vitória, um jogo duríssimo. Tínhamos que ganhar de qualquer jeito pra não ter outra partida. Quando o juiz marcou o pênalti cheguei a virar de costas, mas acabei olhando pelo canto do olho o zagueiro Paulo Mauricio converter. Depois foi só ver Xáxa jogar a bola “pro mato”, Alberto “Leguelé” e Careca prender a bola e esperar o juiz apitar.

                           Poxa, cachorro é sacanagem!

Antes de terminar o ano seria restabelecida a eleição direta para governadores, no entanto só para 1982. No próximo ano seriam estabelecidos novos casuísmos como o “Pacote de novembro”. ocorre a vitória da oposição na FIESP, que tem como presidente Luís Eulálio Bueno Vidigal. Aprova-se também o fim dos senadores biônicos, porém respeitando o mandato dos existentes. O ano se encerra com o retorno do Partido Republicano ao poder nos EUA com a vitória do ex-ator Ronald Reagan.

A criação do PT em 1979 traz uma nova dinâmica partidária no Brasil. Independente da situação em que esteja hoje, contribuiu na época pra tratarmos em um espaço legal aquilo que só fazíamos na clandestinidade. Pudemos assim, articular os movimentos e fazer planos pra que os trabalhadores chegassem ao poder. Quanto ao Vitória, três dias depois da decisão, fazia a festa das faixas contra o Sport vencendo por dois a zero!   



·         Agradeço as informações do site RSSF Brasil e do Almanaque do Futebol Brasileiro. Sou grato ainda as imagens dos blogs educarparacrescer.abril.com.br,planetaeducacao.com.br,marcoscassiano.com,caocamargo.blogsdpot.com,midiaindependente.com e publicofalatocata.blogspot.com.












Nenhum comentário:

Postar um comentário