quarta-feira, 27 de abril de 2011

Férias em Nova York... no golpe de 64

                                                       E ainda fizeram compras!

O último golpe militar no Brasil começou de madrugada. Foi em 31 de março de 1964, quando as tropas do general Olympio Mourão Filho marcharam de Juiz de Fora (MG) para a antiga Guanabara. Apressaram as coisas pra que não se dissesse que foi uma piada de mau gosto de primeiro de abril. Já contei neste blog que neste dia minha irmã “Lena” deu o azar histórico de completar 18 anos.
Vivíamos a era do rádio, e tudo se acompanhava por ele, apesar de desde novembro de 1960 a TV Itapoan entrou em funcionamento na Bahia. O golpe militar começou numa terça feira, e mudou o calendário desportivo. Lembro-me que ocorreu no meio do Torneio Rio - São Paulo. Suas principais ações (golpistas e de resistência) se concentraram em dois dias. Até a quinta feira estava consumado.
Na quarta feira, aqui perto da minha casa, na Piedade, a PM invadiu o sindicato dos petroleiros e não deixou “pedra sobre pedra”. Os jornais começam a escancarar o apoio ao golpe. Na quinta feira só sobrava mesmo algumas rádios pra divulgar a versão do governo, e logo nem isto. Foi na sexta feira que o governador Lomanto Jr. foi à TV Itapoan fazer profissão de fé aos militares.             
                                        Teve tricolor que arranjou até namorada americana!

Sexta feira, enquanto havia apenas focos de resistência, as tropas de Mourão chegam ao Rio de Janeiro para a batalha que não houve e ficaram acantonados no Maracanã.  Foi nesse dia que o EC Bahia enfrentava o Desportivo Itália em Caracas pela Taça Libertadores da América conseguindo um empate sem gols. Os militares ficariam o fim de semana no estádio voltando pra Minas na segunda feira.  Mas sua estada causaria prejuízo para os clubes cariocas. Os jogos entre Vasco e Palmeiras e Bangu e Santos tiveram que ser transferidos pra São Paulo. Aliás, não sei de futebol nesse fim de semana em lugar nenhum. Enquanto isto os bancos tinham fechado e os tanques estavam estacionados nas ruas.
As aulas só recomeçariam na segunda feira, seis de abril. Na terça, o regime intervém nos sindicatos destituindo diretorias eleitas e nomeando interventores.  Na quarta feira, sai o Ato Institucional n°2 legalizando as prisões, impondo punições a civis e militares considerados “subversivos” ou corruptos, concentrando poderes, e marcando a “eleição” relâmpago de Castelo Branco.
Na quinta feira, dia nove, nova lista de cassados vem á público. E foi neste que o Bahia foi eliminado daquela taça ao perder pro Desportivo Galícia por três a um em Caracas. Lembro que a gozação foi perguntar pros torcedores do Bahia por que o time tinha se dado ao trabalho de perder na Venezuela quando podia perder pro Galícia aqui mesmo!
                                                    Pô, mas isso tem também na Bahia!

Depois daquilo muita coisa aconteceu. Na política e no futebol. O congresso contracenou com os militares ao “eleger” castelo presidente. O futebol voltava aos poucos ao normal ocorrendo clássicos neste fim de semana. Até o campeonato baiano recomeçaria, quando o Fluminense de Feira ganharia do São Cristóvão por cinco a três. O Bahia estrearia logo no dia da posse de Castelo, conseguindo só um empate contra o Botafogo por dois gols.
No fim de maio o Bahia viajaria novamente para o exterior, dessa vez pros states. Nossa que chique! Os torcedores rubro negros, como é claro, azararam o tricolor de todas as formas. Os jogos foram em Nova York onde se tentava firmar o gosto pelo futebol. O esquadrão de aço estrearia contra o Werder Bremen (Alemanha) no dia 31 de maio empatando em dois gols.
Na quarta feira seguinte enfrentaria o Blackburn (Inglaterra), empatando mais uma vez, desta feita em um gol. Até aí os torcedores tricolores estavam com a moral lá em cima. Mas ainda restavam quatro jogos. A tabela, porém, previa um descanso de uma semana para a equipe. Eram os únicos brasileiros que passavam o golpe de férias em Nova York. Mas, em pleno domingo, oito de junho, devem ter sabido da cassação do ex-presidente Juscelino. Logo ele que apoiou a “eleição” de Castelo Branco.
                                             Enquanto isto era chumbo grosso no Brasil!

Parece que este fato decepcionou de vez os dirigentes tricolores. Mostrando que os generais não tinham amigos e que tinham vindo pra ficar. Aí a equipe do Bahia desandou de vez em Nova York. Começou na quarta feira (11/6) perdendo na revanche pro Werder Bremen de três a um. No sábado (14/6) era a vez de apanhar do Hearts (Escócia) por um a zero.
A turma rubro negra perguntava aqui.
- Que foi isto? Foi pros EUA envergonhar a Bahia? Se é assim seria melhor não ter ido.
Os tricolores ficavam calados, esperando as duas últimas. Na terça (17/6) seria a vez do Lanerossi (Itália). Eu mesmo nunca tinha ouvido falar, e ninguém da época também. Acho que até já nem existe mais, e que o único feito de sua existência foi nesse dia ganhar o Bahia por dois a zero.

                                                      Mas não é o Elevador Lacerda?

A despedida do tricolor baiano de terras nova-iorquinas foi no sábado, dia 21 de junho de 1964. Era véspera de São João e os jogadores não queriam ficar lá no meio daquele frio. E os dirigentes atenderam. Também, já estavam cansados de perder. Já tinham escapado de muita coisa do golpe. O adversário já era conhecido, o Blackburn Rovers (Inglaterra) para o qual havia sido providenciado uma revanche. Mas aí, outra bordoada, três a um, mandando de vez para casa o ex-esquadrão de aço.
Mas, antes ficassem por lá. O dirigente Osório Vilas Boas, que era vereador da Câmara de Salvador, foi incluído na lista de cassações. A Emenda Constitucional n.9 prorroga o mandato de Castelo e Lomento reforma seu secretariado na Bahia para incorporar os grupos golpistas. Chegaria a tempo pra jogar o fim do primeiro turno do campeonato de 1964 quando organizavam na Fonte Nova um   torneio em homenagem do presidente da federação Renato Reis. Mas isto fica pra outro dia.   
                                   

·         Agradeço aos sites bola na área, aos blogs do Marcão, futipédia, soccerlogos.com.br e granadeiros azulinos. Sou grato as imagens dos blogs extra.globo.com,isatkmbrazil.com,blogcatalog.com e weheartit.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário