terça-feira, 19 de abril de 2011

Lady Gaga e a Fonte Nova

                 
                                                                                          Alguns artistas levam anos, eu não.
                                                                                           Escrevo música todo dia.
                                                                                                                                      Lady Gaga

Lady Gaga é uma das principais artistas da atualidade. Campeã de aparições no You Tube alcançou no ano passado vinte milhões de álbuns e cinquenta e um milhões de singles vendidos. Ela até que deveria gostar de futebol, pois afinal de contas vem de uma família ítalo – americana. Mas o certo mesmo é que, na curta existência de seus vinte e cinco anos, nem veio no Brasil nem na Bahia, terra da felicidade.
Mas Lady Gaga viveria na época que presenciou as maiores alternâncias em nosso futebol. Viu ocorrer o finzinho da hegemonia do EC Bahia, a ascensão definitiva do EC Vitória, e a debacle do futebol baiano que culminou no fim da Fonte Nova.  Senão vejamos. Ela nasceu em Nova York entre os jogos finais do primeiro turno do certame baiano que foram disputados pela dupla BA – VI e ganhos pelo primeiro.  
Dois anos depois, quando nem era chamada de Lady Gaga, o tricolor ganharia o título brasileiro numa histórica final contra o Internacional no Estádio Beira Rio. Naquele tempo a Fonte Nova bateria o seu recorde de público pagante no jogo das semifinais Bahia 2 X 1 Fluminense com 112 mil pessoas.
                
                                         Ela quase vem fazer um show com Ivete e Tatau!

Mas, quando Lady Gaga use entendeu por gente, a maré mudou, começando outra hegemonia, desta vez a do EC Vitória. Talvez seja por isto que a artista entrou num convento em 1997 quando o rubro negro baiano conquistou o tricampeonato.
A carreira de Lady Gaga começou realmente em 2003 quando ela entrou na Escola de Artes da Universidade de Nova York. Antes disto fez o mesmo que os profetas se embrenhando num deserto e ninguém sabe o que aprontou. E foi exatamente neste ano que começou a debacle do futebol baiano com a queda do esquadrão de aço para a Segunda Divisão.
No início da carreira de Lady Gaga foi um inferno. Enquanto ela subia os nossos clubes desciam. O Vitória caiu pra Segunda, e depois pra Terceira Divisão. E o tricolor, para acompanha-lo desceu também para esta última. Só Deus sabe por que não chegaram à Quarta. A Fonte Nova chorava de fazer dó e seus gemidos chegavam até Nova York.
                                                Esses escândalos assustaram Lady Gaga!

Graças aos céus Lady Gaga se mudou pra Los Angeles interrompendo, pelo menos, a maré de azar do Vitória que subiu para a Segunda e acabou voltando pra Primeira Divisão. Também pudera é que a artista gravou nesta época o álbum The fame e ficava chato falar em fama com os nossos clubes nas divisões inferiores. Aliás, foi por isso que o Bahia subiu pra Segunda Divisão. Desta forma ela pode sair em sua primeira excursão e responder as perguntas dos jornalistas.
Nesse tempo só dava Vitória no campeonato, mas o que os fãs de Lady Gaga queriam mesmo saber era do campeonato brasileiro. A artista teve que gravar o seu segundo álbum em 2009, The fame monster, para mostrar que o monstro não era ela, mas sim os times baianos que, além de um estar na Segunda Divisão, o outro só ficava de décimo pra baixo no certame nacional.  
Em março de 2009, quando ela saiu em nova excursão, ficou impressionada com o frisson dos admiradores em relação á campanha do Vitória. Afinal de contas tinha subido pra que? Neste ano iria “bater na trave” ficando a três pontos de ser rebaixado pra Segundona. Isso dava muito desgosto á artista. Ela chegou até a pensar em vir pra Bahia fazer um show. Só não veio porque tinham interditado a Fonte Nova e não havia outro lugar pra comportar seu grande publico.
                                                             Ói ela cheia de estrelas!

No ano de 2010 ela procurou esquecer todas essas cobranças. Mergulhou profundamente na carreira obtendo todo tipo de sucesso, alguns chegando a bater os próprios recordes anteriores de Michael Jackson. O que faltava mais a Lady Gaga? O fim desta situação de indigência do futebol baiano!  Aí as autoridades baianas resolveram dar um jeitinho pra faturar na publicidade da artista.
Em meados do ano, sem avisar Lady Gaga, acabaram de vez com a vergonha que a artista sentia, implodindo a “razão” de seu sofrimento, a Fonte Nova.  Foi como a piada do sofá. Vocês conhecem? A mãe, horrorizada com o namoro imoral da filha na sala, resolveu o problema... mandando tocar fogo no sofá.
                                                        Na cadeia? É sacanagem!

Agora nossa lady poderia gravar seus álbuns, aparecer quantas vezes quisesse no You Tube, fazer seus clipes e excursões. No início ainda fizeram umas perguntinhas maneiras sobre o que tinha acontecida na Bahia, mas logo pararam. Nunca mais Lady Gaga falaria do nosso futebol.

·          Agradeço as informações dos sites RSSSF Brasil e Wikipédia. Sou grato ainda as imagens dos sites YouTube e Vagalume. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário