Vejam minha sobrinha Raphaella Avena de saia justa!
Saia justa é o nome de um programa do canal fechado GNT que vai completar no ano que vem dez anos. Atualmente é apresentado por Monica Waldvogel, Tetê Ribeiro e Christine Fernandes. Mas "saia justa" não ocorre apenas na moda ou na televisão. Hoje vamos dar um exemplo de como uma situação de saia justa aconteceu com o EC Vitória em 1965 na Fonte Nova.
Nesse ano ocorreram muitas coisa. Foi depois do carnaval que Gilberto Gil fez sua despedida da Bahia pra trabalhar em São Paulo. O show ocorreu no dia oito de março, no Teatro Vila Velha, mas eu não fui. Disseram-me que foi concorrido. Gil tinha concluído seu curso de administrador de empresas na Universidade da Bahia (era assim que se chamava na época) e foi ser gerente da Companhia Gessy Lever. Lá, perto de um mercado musical mais dinâmico iria em breve sair da empresa pra se dedicar inteiramente á música.
Dois dias depois seria decidido o Torneio Hexagonal Lomanto Jr. na Fonte Nova entre Bahia e Leônico. Seria a única taça que o tricolor ganharia na entressafra que viveu entre 1962 e 1967, quando arrasou o Leônico (que seria campeão baiano este ano) pelo marcador de seis a zero! Raimundo Mário marcaria por três vezes, goleando ainda Edinho, Décio e Antônio (contra). Como o futebol baiano estava em crise o show de Gil teve mais destaque na imprensa que o jogo.
Não é a própria Waldvogel?
O campeonato do ano anterior recomeça na semana seguinte, enquanto Castelo Branco avisa que “não teme eleições diretas”. No dia 24 de março o Ypiranga faz um amistoso chinfrim contra o CRB onde compareceram apenas 2.515 torcedores dando grande prejuízo a seus cofres. Só saiu um gol de pênalti, cobrado por Ari aos 33 minutos do primeiro tempo.
Nesse tempo o governo debela uma rebelião militar no Sul e a federação nomeia um novo interventor no EC Vitória, João Alfredo, pois o primeiro não tinha nem conseguido entrar na sede. O mês termina com um acontecimento estranho. No dia em que o golpe militar completa um ano o Palmeiras faz a festa em cima do Santos, no Torneio Rio-São Paulo, esmagando-o por sete a um. Enquanto isto termina na Bahia o segundo turno com o tricolor ganhando novamente o moleque grená.
O Brasil pressiona o Uruguai para expulsar Leonel Brizola, acusando-o de ter se originado dali o ataque militar enquanto o Bahia negocia o ponta esquerda Gilson Porto para o Santos. Com o cancelamento dos jogos do Palmeiras e Flamengo na Bahia, e o início do boicote da imprensa local ao futebol, a Fonte Nova fica reduzida a amistosos entre os clubes locais.
E a FBF ainda queria explicar!
Neste período é decidido o campeonato baiano com menos de dez mil pagantes assistindo a sensacional final entre Vitória e Bahia onde o rubro negro sagrou-se campeão. Os três jogos terminaram dois a um, sendo um pro Bahia e dois pro Vitória. Na final Mário abriu o placar, mas ganhamos com dois gols de Itamar no segundo tempo. Era o Vitória contra todos e, como não havia imprensa (a não ser o Esporte Jornal) o pessoal ficava gritando na rua que iria haver jogo na Fonte Nova. E o interessante é que. E olha que não podia se dizer que o tricolor ia mal, pois logo depois houve um amistoso entre Bahia e Flamengo com o esquadrão vencendo por três a zero.
A realidade, porém, se imporia aos dirigentes da federação. É que em cinco de maio o município de Ilhéus presencia o jogo Bahia X Santos. Na oportunidade o peixe arrasa o tricolor baiano por seis a um. No primeiro tempo já estava cinco a zero e, se o peixe não modera o ritmo Deus sabe o que poderia acontecer! O resultado faria os dirigentes tricolores exigir uma revanche na Fonte Nova.
A partida aceita pelos dirigentes redundou em nova derrota tricolor, desta vez por três a um. Peixinho abriu o escore aos 39 minutos, e o Bahia até que conseguiu empatar com Raimundo Mário, aos 14 minutos do segundo tempo. No entanto, Toninho liquidaria o jogo marcando dois gols nos vinte minutos finais.
Poxa que saia justa!
A crise continuava tal e qual só tinha dado uma interrupçãozinha por questão de conveniência. Logo após, inclusive, a CBD recusa convite para a seleção brasileira jogar na Bahia. Nessa época o Brasil discute o envio de tropas para servir de “testa de ferro” dos EUA e sufocar o governo nacionalista da República Dominicana. No dia 19 desse mês a academia do Palmeiras é a virtual campeã do Torneio Rio-São Paulo após outra vitória consagradora, contra o São Paulo por cinco a zero.
Em junho nova cessão da Fonte Nova, já com ingressos majorados, para o tricolor jogar com os cariocas Fluminense e Vasco da Gama (duas vezes). Mas os baianos estavam “caindo pelas tabelas”, é tanto que perderam por dois a zero, três a zero e dois a um. Seria difícil descobrir noticias esportivas nos próximos meses, a não ser das equipes do Sul ou certames amadores. O jornal Estado da Bahia divulga que logo começará a Olimpíada Baiana da Primavera.
Só me lembro neste período do Fluminense de Feira ter ido jogar em primeiro de agosto com a Seleção de Juazeiro em Petrolina (3 X 1). Onze dias depois se dá a abertura dos jogos, quando o jornal anuncia “setenta mil pessoas na Fonte Nova” (imaginem que o estádio cabia quarenta mil).
Nesse tempo até o esmalte tinha a cor do Vitória!
Seriam feitas mais doze partidas este ano no nosso histórico estádio. Se tirarmos os clássicos São Paulo um, Flamengo zero, Vasco da Gama zero, Portuguesa de Desportos um, e as preliminares dos jogos, sobram nove partidas, todas realizadas pelo Bahia. Este ganhou do Periperi (BA) (4 X 1), Piripiri (PI) (5 X 1), Confiança (4 X 1), Leônico (1 X 0) e Galícia (1 X 0), perdeu do próprio azulino (1 X 3), e empatou com Palmeiras, Botafogo (RJ) e Galícia por um gol.
O ano terminava e a Fonte Nova não seria cedida pro Vitória jogar amistosamente. A estatística não mente. Seriam trinta partidas, 25 realizadas pelo Bahia, duas pelo Botafogo, uma pelo Guarany e os dois clássicos do Sul.
Um contra todos!
· Sou grato as informações do Setor de Periódicos Raros da BCE e do Almanaque do Futebol Brasileiro. Agradeço ainda as imagens dos blogs esporte.uol.com.br,redeculturajovem.com,cidadesaopaulo.olx.com.br,ego.globo.com e reiranyribeiro.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário