sexta-feira, 13 de maio de 2011

O aniversário do leão



·          Homenagem aos 112 anos do EC Vitória

Gente, imagine que o blogger.com, onde hospedo o blog, saiu do ar desde ontem só voltando aagora. E bem no dia do aniversário do Vitória. Só pode ser boicote de algum tricolor baiano. Mas, falei com Alex Portela e Falcão e eles logo "quebraram o galho" resolvendo o impasse.  Alguns chegaram a ler pela manhã mas logo voltou a postagem anterior. Lá vai o artigo para os que não leram lá vai o artigo.

O leão é o rei dos animais. A afirmação é feita em função do felino se encontrar no topo da cadeia alimentar dos animais que vivem em terra seca. É um guerreiro por natureza sendo exímio caçador e usando táticas de ação sofisticadas para capturaras suas presas: zebras, urubus, elefantes, super-homens, porcos, peixes, galos e raposas.
É um animal muito sociável. Anda em grupos e, quando leãozinho, tem a mesma aparência, um corpo esguio, pelos negros na cauda e o início de uma longa juba. Mas, á medida em que vai crescendo, passa a viver sozinhos ou a disputar a liderança do grupo. Quando adultos teriam entre 150 e 250 quilos.
As enciclopédias de vida natural dizem que vive entre dez e quatorze anos, embora, no cativeiro, mais de vinte. Mas os leões desses livros não estão com nada mesmo. Querem ver  exemplos. Dizem que são de “coloração variável”, observando até um leão branco, sem enxergar os leões rubro negros. Afirmam que estão concentrados hoje em poucos lugares, vivendo nas savanas reservadas da África sub-saárica e Ásia(sic!).  

                                                            Os leões de 1972

É certo que até dez mil anos atrás habitava todo lugar e era o mamífero terrestre mais popular só perdendo mesmo para o humanos. Foi por conta disso que foi usado pela Bíblia, quando a tribo de Judá usaram indevidamente seu nome. Concordo também com essas publicações quando falam da redução desses felinos ao longo dos séculos sendo muito caçado.
Mas o que elas não dizem é que quando apareceu o futebol a coisa reverteu. Elas desconhecem o fato de que o simpático animal foi definitivamente adotado pelas comunidades de língua portuguesa, virando símbolo do Sporting de Lisboa, Clube do Remo(PA), Fortaleza, Avaí, Sport,  EC Vitória, e até da Receita Federal.
Hoje vamos falar do maior leão de todos, o que desafia todas as estatísticas e almanaques: o Esporte Clube Vitória, conhecido como leão da Barra, tendo em vista de ter disputado torneios aquáticos com o final nesse aprazível bairro de Salvador onde instalou sua sede durante muito tempo. Seu habitat natural hoje, porém, é o bairro popular de Canabrava.
                                                                  Os leões de 1957

Um dos cem maiores clubes do mundo segundo o IFHS. Tem sede no país do futebol e completa amanhã 112 anos. O clube social do leão é o mais antigo criado por brasileiros mais antigo e o terceiro clube do Brasil a praticar o futebol
O Almanaque do Futebol Brasileiro lhe confere vários recordes. Foi o primeiro clube no país a fazer um amistoso internacional, que completa cem anos no próximo 25 de maio, ganhando por três a um de um Combinado de marinheiros dos navios ingleses ancorados em Salvador. E tem o mérito de realizar as quatro primeiras partidas internacionais do país, ao jogar em junho e agosto de 1903 contra combinados ingleses e norte-americano.
A primeira partida entre clubes baianos se realizou em 13 de setembro de 1903. E adivinhem quem estava lá? O leão rubro negro, que venceu o São Paulo baiano por dois a zero. E, quando o campeonato baiano surgiu, em 1905, nosso leão teve a honra de ser um dos fundadores da Liga Bahiana de Desportos Terrestres e de realizar seu primeiro jogo, contra o Internacional, time composto inicialmente por ingleses e seus descendentes que residiam na Bahia.  

                                            E depois dizem que o leão está em extinção...

Enquanto os demais leões só atuam na terra, o nosso leão da Bahia é de terra e mar. Além do futebol foi pioneiro também em esportes como voleibol, natação, basquete, remo e pólo aquático. O Vitória é um dos clubes que mais participou do campeonato nacional no Brasil e conta com 2,3 milhões de torcedores no país segundo o IBOPE.
Tem 26 títulos estaduais (pode ter mais um neste domingo) e é o clube que mais ganhou torneios inicios do estado. Chegou a decidir por três vezes certames nacionais, no campeonato brasileiro da Primeira e Segunda Divisão e na Copa Brasil. É um dos poucos clubes do país a representar o Brasil contra uma seleção do resto do mundo o que ocorreu em 1976, vencendo-a na Fonte Nova por três a um, reforçado com jogadores do Fluminense carioca, com dois gols de Osny.
O leão baiano possui uma das melhores divisões de base do mundo, o que o fez conquistar, só entre 1995 e 2000, 21 títulos mundiais entre juniors, juvenis e infantís, como: o bicampeonato do Mundialito de Futebol sub-15, o bicampeonato da Dallas Cup, o hexacampeonato do Phillips Cup sub-20, o Nike Premier Cup Sub-15 e outros torneios na Europa e EUA onde enfrentou grandes clubes do futebol internacional. Foi campeão brasileiro de dentes-de-leite em 1972 e da Copa do Brasil Sub-15 em 2010.
                                                      É mesmo o rei dos animais!

Não é á toa que o jornal La Gazzetta dello Sport o colocou em sétimo lugar entre os clubes com maior celeiro de craques do mundo, sabendo que o leão cedeu quase cem jogadores para as seleções de base do Brasil. Destacando-se entre eles Bebeto, Dida, Vampeta, David Luiz, Hulk, Dudu Cearense, Marcelo Moreno, Alex Alves, Felipe, Obina, Fabio Costa e Matuzalém.
O leão reina absoluto no Nordeste onde obteve o título de pentacampeão, sendo ainda o clube da região que mais excursionou ao exterior e que mais disputou certames internacionais, no caso a Copa Sul-Americana e a COMEBOL. Nestas oportunidades, enfrentou, entre outros, o Real Madrid, a Seleção da Romênia, o Eintrach Frankfurt, a LDU e o River Plate.
Durante muitos anos, a índole amadora do leão, faria com que o clube renegasse o profissionalismo. Por conta disto afastou-se diversas vezes do campeonato baiano, só aderindo  definitivamente ao futebol profissional nos anos cinquenta, quando da criação do moderno Estádio da Fonte Nova. No nosso histórico estádio o Vitória conquistaria diversos títulos, entre os quais o de campeão estadual da república e do sesquicentenário, do Torneio Maria Quitéria, três taças estado da Bahia, três “Nordestões” e dois tetra campeonatos baianos.
                                                      Nossa, que sobrancelha grossa!

Nesses tempos, assim como no campo da Graça, vestiram a camisa gloriosa do leão astros como Quarentinha, Coutinho, Bebeto, Edilson, Vampeta, Dida, Petkovic, Fischer, Andrada, Aristizábal, David Luiz além de Ramon Menezes, Arturzinho, Teotonio, Nelínho, Bigu, Detinho, Juvenal, Osny, Nadinho, Alex Alves, Joel Mendes, Siri, Popó, Tombinho, Viáfara, Kléber, Ricky, Giovanni, Periperi, Matuzalém, André Catimba e Mário Sérgio. 
Desde 1986 o leão ruge no seu próprio estádio, o Barradão, não precisando viver nos zoológicos da vida como os demais. Não precisa ter nenhuma bola de cristal para prever as novas glórias que lhe esperam no futuro.

*  Agradeço ao Almanaque do Futebol Brasileiro, aos sites do ECVitória, Bola na Área, Futipédia e Wikipédia e ao Setor de Periódicos Raros da Biblioteca central do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário