sexta-feira, 3 de junho de 2011

X–Men: Primeira Classe

              
Mais um filme da série X-Men está na praça. É o X – Men: Primeira Classe. Não lia a revista nem assisti aos outros quatro filmes, mas não tenho como escapar deste, pois foi feito pra Bahia.  É claro que tem uns defeitos, vocês sabem como são esses estrangeiros que filmam os roteiros sem nunca terem vindo á Bahia.
E o principal erro do diretor Matthew Vaughn é ambientar o filme nos anos 60 quando nem existia o Campeonato Brasileiro e disfarçar as crises do futebol com a crise dos mísseis entre os EUA e a finada URSS.
Aliás, essas coisas de mutantes não é nenhuma novidade pra baiano. A Bahia é prodiga de mutantes políticos que sempre estiveram em todos os lados. Aqui também tudo do esporte ganha uma conotação sócio-política. E, até esse conflito de agora entre professores como Xavier e estudantes como Fera e Destrutor já é bem manjado nas escolas e faculdades do estado onde o pau “come solto”.
  Quase sacanearam a Gisele porque ela não deixava o marido assistir a Sky!

Na verdade o filme trata dos clubes de Primeira Classe do estado, a dupla BA-VI, e de seus enfrentamento com os juízes vampiros, os fantasmas do STJD, os lobisomens que fazem as tabelas e calendários da CBF e a quadrilha dos vilões mutantes Joseph Blatter e Ricardo Teixeira com seus superpoderes que Ministério Público nenhum toma providências.
Os baianos também tiveram seus mutantes, pois se não fosse Paulo Maracajá, Marcelo Guimarães Filho, Alex Portela (pai), e Paulo Carneiro a coisa ficaria ainda mais feia. Só mesmo sendo X-Men pra se manter na primeira Classe. Mas teve época em que os baianos não conseguiram.
Mas o pessoal do X-Men tem culpa no cartório. Na verdade, logo depois que saiu o primeiro filme, X – Men: o filme, uma adaptação cinematográfica da revista de quadrinhos, foi instituído o sistema de pontos corridos pra impedir que um time do Nordeste voltasse a ter vez. A revista X-Men mudou de direção e de nome e, desde essa época, só dois ou três clubes da região participaram da Primeira Classe.
    Tem um mutante mais horroroso que Joseph Blatter?

Os baianos sofreram um bocado. Quando foi lançado esse filme, a dupla BA-VI ainda estava na Primeira Classe, mas bem mal das pernas. Nesse ano o tricolor ainda foi 14º, mas o rubro negro amargou um 22º lugar. E teve cada resultado miserável!
Em agosto, que é o mês das tragédias, os dois perderam no mesmo dia dentro de casa, o esquadrão ex-de aço pro Cruzeiro de três a um e o leão caiu de quatro pro Fluminense no Barradão.  
O lançamento do segundo filme, X-Men 2, em 2003, foi sacanagem com os baianos, pois se deu no ano em que o Bahia caiu pra Segundona. Neste ano trocaram as bolas, o Vitória ficou em 16º e o Bahia conseguiu a façanha de ficar na lanterna tomando quase cem gols! No último jogo foi massacrado pelos mutantes do Cruzeiro por sete a zero em plena nave da Fonte Nova. 
                        Ói quem estava no Vale do Capão!

Quando lançaram X-Men: o confronto final, em 2006, nem é bom lembrar da “desgraceira no caminho da feira”, pois os baianos estavam todos na Terceira Divisão. Aí enfrentaram toda espécie de monstros concorrendo com a série. Imaginem que tal era a quantidade de alienígenas e mutantes que havia na Terceirona que ninguém mais ia assistir o X – Men 
Jogavam o Atlético Cajazeirense, o Fast Clube, o Ananindeua, o Baraúnas, o Ulbra, a ADESG, o Pirambu e outros bichos. O Vitória bem que subiu pra Segundona, mas o Bahia ficou ainda em sexto.                     
A própria direção da série teve que se meter na CBF advertindo Ricardo Teixeira e Cia que ele seria culpado do X – Men não mais ser apresentado no Brasil. Ameaçaram retirar os quadrinhos, cancelar a franquia, suprimir os vídeo games e até proibir a entrada de Gisele Bündchen nos states.
     O dia em que um mutante tentou dar autógrafos no Shopping Iguatemi!

Ai foi demais. Colocaram Virgílio Elísio pra fazer a tabela e o próprio Ricardinho Mafioso passou a selecionar os árbitros. Aí, pelo menos o rubro negro subiu, e já estava na Primeira Classe quando lançaram o quarto filme, X-Men origens: Wolverine, em 2009. Os brasileiros já podiam se deliciar com a série outra vez e os baianos se lambuzavam com a Primeira Classe.
Enquanto os mutantes brigavam em todo o canto do nosso sofrido planeta o rubro negro abafava, ficando em décimo terceiro lugar e conquistando uma vaga pra Copa América. Conseguiu ótimos resultados, como o seis a dois no Santos, mas apanhou de quatro do Avaí e do Barueri.
Os brasileiros estavam satisfeitos por ver os baianos outra vez, mas havia muita reclamação em função dos produtores da série não tratarem das nossas questões. O presidente do Congresso Nacional José Sarney pensou até em fazer uma copia pirata do filme.
                      Pensa que é fácil não cair de divisão?

E foi por isso que saiu o quinto filme da série este ano, desta vez sobre a primeira classe. Mas agora encontrou só o Bahia lá, pois o Vitória tinha caído no ano passado. É assim, o magneto Ricardo Teixeira só dá uma vaga pra Bahia, quando sobe um cai o outro.

·         Agradeço aos sites Bola na Área e Wikipédia, e aos blogs buscatudo.info, humorbabaca.com e ps3jogos.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário