domingo, 31 de julho de 2011

Desgraça pouca é bobagem!


                     O ano em que detonaram o Vitória!

                            
O ano de 1938 não é muito popular nos almanaques. O pessoal prefere falar dos anos onde ocorreram muitas alterações significativas para a humanidade tipo “calça de veludo e bunda de fora”. E olha que neste ano começaram as expulsões de judeus na Alemanha e outros países e as tropas nazistas anexaram a Áustria ao tristemente famoso III Reich sob as barbas do Ocidente e da URSS que preferiram conciliar com os alemães.
Na ocasião a França e a Inglaterra até assinaram o “Acordo de Munich” com Hitler e Mussolini. O Brasil faria de conta que nada estava acontecendo, até porque firmou contrato neste ano com a alemã Indústrias Krupp para fornecimento de material bélico. Nesse ano, aliás, os integralistas “se acharam” e chegaram a atacar o Palácio da Guanabara, na ocasião residência presidencial.
                                             Os baianos pegaram uma onda desgraçada!

Aliás, foi o ano onde um produtor norte-americano inventou os programas de catástrofes ao realizar a transmissão radiofônica de A guerra dos mundos de Oscar Welles que causou um verdadeiro pandemônio entre os ouvintes que acreditaram que seres alienígenas haviam invadido o planeta. Entre mortos e feridos não se salvaram todos, perdendo-se, entre outros, os cangaceiros Lampião e Maria Bonita, o poeta Gabriele D Annunzio, o diretor teatral e ator Stanislavski e o filosofo Husserl.
Mas, 1938 não viveu apenas de imperialismos, covardias, traições e tristezas. Nele foi lançada a revista em quadrinhos do Superman e criada a Voz do Brasil, começou a ser fabricado o famoso fusca pela Volkswagen, realizou-se a III Copa do Mundo, ganha pela Itália, e foi fundado o pior time do mundo, o Íbis FC de Pernambuco.

Mas foi a Bahia que profetizou a chegada da II Grande Guerra. Bastava ver o que aconteceu no futebol baiano deste ano para ver que não viria mesmo nada de bom para o planeta. No início do ano até que deu pra enganar na temporada do Corinthians quando este saiu pela primeira vez sem saldo da Bahia onde ganhou do Ypiranga (1 X 0) e do Galícia (3 X 2), mas perdeu do Bahia (2 X 5) e Botafogo (0 X 2). Mas logo depois chegaria o Flamengo e vingaria os sulistas arrasando Botafogo (7 X 1), Bahia (5 X 2) E Botafogo (4 X2), mas tropeçando no Ypiranga (1 X 3).
O Vitória viveria um ano que sua torcida deve definitivamente esquecer. O clube estava tão mal que sequer realizaria amistosos na Graça, limitando-se apenas a participar de jogos oficiais. O campeonato começaria no Dia do Trabalho com o clássico BA-VI onde o rubro negro seria arrasado pelo exdrúxulo escore de nove a quatro! Foi um terror, aliás, bastava ver a cara dos torcedores que saíram da Graça naquele dia pra entender que a grande guerra na Europa estava próxima.
                                                          Enfim saiu a história da FIFA!

Duas semanas depois o certame registraria outra sensacional goleada, do tricolor contra o azulino por seis a um, consagrando o esquadrão ainda no mês de maio ao abater, por sete a um, o Energia Circular. Afinal, o Bahia estava bem ou todo mundo estava mal? O Botafogo também vencia, mas com escores mais modestos, o Yankees por quatro a um, e o Galícia por cinco a três. Enquanto isso o rubro negro seria goleado de novo pelo Ypiranga por seis a três.
O mês do São João prometia mais novidades no campeonato baiano e elas vieram. O Vitória continuou em sua marcha lúgubre perdendo de seis do Galícia e do Botafogo, um verdadeiro massacre humilhando a sua vibrante torcida que, em quatro jogos já havia tomado 27 gols! O Bahia continuou ganhando até o grande clássico do pote de 14 de julho.
                                               Nem adiantava o susto dos torcedores!

Foi mais um sinal para as potencias da Europa. Imagine que o jogo foi realizado no dia do aniversário da Queda da Bastilha e a queda do tricolor para os diabos rubros por três a um acabaria com a campanha do tricolor que perderia mais uma vez para o mais querido (2 X 3) ficando longe da liderança.
O Vitória estava de mal a pior neste ano e o Bahia arranjou uma excursão quando viu que não tinha chance de disputar o título. Como havia baixado o interesse no certame ocorreu a “virada de mesa”. Foi proposto “começar de novo” o campeonato ignorando a bela campanha do Botafogo.
                 Finalmente a desgraça do Rildo fez alguma coisa... deu uma porrada no juiz!

A discussão deu “o maior pau”, mas acabou contentando a todos. Haveria naquele ano dois campeonatos, mas o Botafogo que estava liderando teria que “decidi-lo” com o Ypiranga quando estava dois pontos na frente. Era muita armação, ainda mais que o auri negro cresceu e fez frente ao bom time do Botafogo havendo a necessidade de duas partidas que terminaram empatadas em três gols. Ufa, o alvi rubro levou o título muito comemorado por sua torcida no dia 14 de agosto.
Estão pensando que acabou? Que nada, agora viria outro campeonato, em outubro, inventado pela liga. O Vitória botou a mão na cabeça, logo ele que estava “caindo pelas tabelas” teria que disputar mais um campeonato. Ninguém merecia quanto mais o decano! Pra piorar a história ainda lhe colocaram de novo pra abrir o novo certame contra o recém-campeão. Não podia dar outra coisa a não ser tomar de cinco!
                               Naquele tempo os EUA nem se metiam na desgraça da Europa!

As coisas quase que se decidiram em um mês quando programaram os jogos contra os clubes que decidiram o título e o tricolor levaria vantagem, contra o Botafogo (4 X 1) e o Ypiranga (3 X 1), e ainda sobraria para o Galícia (4 X 3). O novo clássico contra o Vitória estava programado para o 20 de novembro que, mais tarde, seria escolhido como o Dia da Consciência Negra. Disseram que foi pela morte de Zumbi dos Palmares, mas na verdade foi uma grande provocação tricolor, pois nesse dia o rubro negro seria arrasado por esdrúxulos dez a dois, no maior resultado em jogos oficiais dos dois clubes.
O certame invadiria o ano em que dizem que começou a guerra e se decidiria antecipadamente para o tricolor que repetiu o escore do turno contra o alvi rubro. Quanto ao desgraçado Vitória continuaria sua via crucis perdendo todas as partidas deste novo campeonato. Será que foi uma maldição do Íbis criado no pior ano da história do Vitória?

                                        Mas quando será que o Vitória vai sair do buraco?

É por essas e outras que eu não entro em desespero após perder para o Boa Esporte. Já vivemos coisa muito pior! 

·          Agradeço aos sites RSSSF Brasil e Wikipédia e ao Almanaque do Futebol Brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário