terça-feira, 2 de agosto de 2011

Qualquer gato vira-lata!


                                
Esse fim de semana o mundo e o Brasil seriam motivos de riso se não fosse o trágico. Imaginem que depois de ocupar tanto tempo da mídia republicanos e democratas deixaram “tudo como era antes no Quartel de Abrantes”. Vai haver cortes no orçamento...mas vai levar dez anos. Em compensação, para a alegria das multinacionais, da CIA e dos generais, Obama vai poder gastar ainda mais dinheiro com o aumento do teto da dívida. Durma-se com um barulho desses! Só serviu para uma coisa essa crise, mostrar que a lei que impera por lá também é “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” pois quase dão o maior calote da paróquia!
A Copa de 2014 começou no Brasil. E já começou mal com o país gastando 30 milhões só na cerimônia do sorteio dos grupos. Ô dona Dilma assim não dá! Não vai rolar umas demissõeszinhas no grupo que está “organizando”?
                                               O Vitória foi uma "boa" merda nesse jogo!

Pro país virar de vez uma exculhambação o nosso sério Congresso Nacional acabou de aprovar uma lei que cria o crime “leve”. Ou seja, liberou geral. Agora você vai poder realizar seu sonho de roubar pelo menos uma vez, pois quem não tiver antecedentes vai ser liberado mediante fiança arbitrada segundo as posses do autor. Pra quem está desempregado, então, é uma jóia o risco. Vai virar piada nacional.
Quem roubar um celular na rua nem precisa mais sair correndo pois é considerado chinfrim. Roubo de carro na rua também é crime “leve”(pois quem ganha mesmo é quem leva o carro para o Paraguai!) e o mesmo pra quem rouba os consumidores. Dizem que isso foi feito pra democratizar o crime. Afinal de contas se político e empresário pode roubar todo mundo pode! Assim meu blog nem vai precisar inventar piadas basta falar da vida do brasileiro.
                                              Que diabo de time é esse? Será o Salgueiro?

A Bahia não poderia estar de fora da conjuntura, pois o “atacante” Rildo do Vitória, de tão ruim, conseguiu a façanha de agredir a sí mesmo ao tentar dar um pontapé no juiz do jogo Vitória X Boa Esporte! E olhem como tem gente escrachando o pobre esquecida que o juiz também perdeu o contrôle xingando o rapaz! Pudera, no país onde fica por isso mesmo a corrupção, crimes hediondos e outros bichos, o hit é punir quem tenta bater em um juiz de futebol e nem consegue. Me dê uma garapa! 
Mas vou deixar de enrolar o leitor contando as piadas do fim de semana e falar no nosso assunto de hoje, pois o desconhecido Boa Esporte me inspirou a falar sobre gatos e cachorros vira-latas. Aliás tem um filme com esse nomeque não tem nada a ver! É uma comédia romântica nacional, inspirada numa peça de Juca de Oliveira, com aquele roteiro manjado. Fulana gosta de sicrano que nem está aí pra ela. Aí ela bota outro na fita pra lhe fazer ciúme e o cara volta e são felizes para sempre.                 

                                                      Dá-lhe Rildo, juiz é pra apanhar!

É porisso que eu prefiro o enredo da Bahia onde os gatos e cachorros vira-latas são bem mais emocionantes. Aliás foi quando a Fonte Nova foi construída é que mais apareceram esses bichos soltos tentando enlamear o nosso futebol. Até que o Ibis FC de Pernambuco, conhecido como o pior time do mundo, nunca veio jogar aqui, mas teve clube que ficava pouco a dever!
No ano da inauguração do estádio de 1951, após os baianos perderem o primeiro torneio feito no estádio com times de fora(quando a Portuguesa de Desportos levou a taça), fizeram um torneio tão chifrim que deu horror. Pra isso chegaram ao ponto de desmoralizar a data consagrada á proclamação da tal da república, quando o Bahia jogou com o Vila Nova(de Minas)e o Ypiranga com o Vitória...do Espírito Santo!
                                               Geladeira da casa de Rildo cheia de juízes!

Ninguém merecia um torneio desses com tanto perna de pau mas, acreditem, quem levou foi o tal do Vila Nova! Foi uma decepção pra FBDT que só viu um clube baiano vencer um torneio interestadual vinte meses depois da inauguração do estádio.
Mas, em 1952, o Bahia resolveu comemorar o seu 21º aniversário de fundação jogando com nada menos do que o...São João de Plataforma. O jogo foi no primeiro dia do ano e imagino quantos torcedores viram o tricolor passear em cima do time suburbano, oito a zero! Nos anos seguintes a pobre Fonte Nova viu muitos monstros, até o Bahia de Feira apareceu por aqui atraindo os distraídos que pensaram ser o tricolor baiano.
                                         Até o time dele esteve aqui falando ao contrário!

Em 1954 veio o Treze de Campinas que mesmo com tantos jogadores não conseguiu ganhar do Bahia. Logo depois chegaram os cariocas do Olaria e Madureira, e o América...de Pernambuco. Os anos cinquenta ainda presenciariam o Canto do Rio, o Rio Branco(ES),o Taubaté, o Bonsucesso, e até o Democrata de Sete Lagoas, o qual dizem as más línguas que veio para demonstrar o compromisso dos mineiros com o regime já que Magalhães Pinto já arquitetava o golpe.
Os gramados da Fonte Nova não aguentavam mais com tanta coisa ruim. A década havia sido, com raras exceções, um desfile de gatos e cachorros. Mas só seria superada pelos anos 60 quando os times do interior viriam jogar no estádio. Nem quero falar do Ideal, do Humaitá, s dos clones de Ilhéus do Colo Colo, Flamengo e Vitória. O estádio virou local de passeio para os pequenos clubes cariocas. Não havia anos em que não aparecesse Madureira, Portuguesa, Olaria, Bonsucesso e Canto do Rio.
                                             Ô Obama, vai gastar o seu dinheiro!

Mas em 1962 foi um verdadeiro abuso quando o time universitário da FUBE fez jogos contra o Bahia. Aí virou casa de mãe Joana. No ano seguinte veio o Grêmio de Alagoínhas, e, na véspera do golpe, chegou a jogar no nosso histórico estádio nada menos do que o Periperi! Dizem que os dirigentes esportivos apoiaram a ditadura mas se o fizeram deram uma boa exculhambada nela ao trazer o Piripiri(esse é do Piauí)pra realizar amistosos na Bahia. Imaginem quantos torcedores não devem ter ido ao estádio para ver o “grande jogo” Guarany X Piripiri no dia 28 de agosto de 1964? E o pior é que nem teve gol!
Em 1966, além do Periperi e da FUBE voltarem ainda teve jogo dos bancários e da seleção da ADESG. Era demais! Exigiu a intervenção do próprio governador Lomanto Junior que baixou um decreto proibindo que time chinfrim se apresentasse na Fonte Nova. Já não era sem tempo e os torcedores agradeceram penhorados! Mas o que Lomanto queria era acabar com a concorrência dos monstros de fora pois foi durante o governo dele que o campeonato foi “interiorizado”! Agora nada mais de ruins de fora só os ruins de dentro!
                                          Até Ronaldinho chiava com esses times!

Durante um certo tempo o torcedor respirou das costumerias excursões de vampiros, lobisomens e fogos fátuos. Na véspera da inauguração do novo estádio chegou na Graça o Itabaiana(SE) mas a desculpa foi que não era na Fonte Nova. O estádio ficou novo com um anel superior mas os dirigentes esportivos e os políticos continuaram os mesmos. O Treze voltou no mesmo ano, e o Olaria no ano seguinte.
Mas só no ano de 1973 que o decreto de Lomanto virou “letra morta” ao aparecerem, quase que ao mesmo tempo, o Bonsucesso, o América(PE) e o Itabaiana! É isso que dá acreditar em políticos! Aliás, com a CBD ocorria o mesmo pois, á medida em que era questionada a ditadura e realizadas eleições, entraram mais clubes no Campeonato Brasileiro que chegou a ficar em 1979 com 94 clubes!Foi assim que o fim da década presenciou quase todos os times da Paraíba jogarem por aqui, isso sem falar do retorno do clone do Vitória no Espírito Santo.
                                              E já falavam mal da gestão do Alex Portela!

Quando ACM assumiu pela segunda vez aí descarou mesmo geral! Pouco antes de sua posse até houve o “interessante” jogo entre Leônico X ABB. Em 1981 iria jogar para as moscas nada mesmos do que a Seleção de Pojuca! Quando passou a bola para o feirense João Durval esse fez com que fossem realizados amistosos do Serrano, Catuense e outros menos votados na Fonte Nova.
Só a “democracia” é que acabou com esta exculhambação na Fonte Nova. Digo os jogos com os monstros pois os políticos continuam os mesmos até hoje. O estádio virou lugar de “gente séria” só sendo permitido gatos e cachorros em jogos oficiais entre times baianos e nos certames nacionais pois ninguém é de ferro!
                             Essa é rara, Amy satisfazendo as suas necessidades no Pelourinho!

Mas, sabem como é a Bahia né? As coisas por aqui nunca duram, e não é que no novo milênio voltaram os cachorros? O primeiro foi um assombro, um cão pequinês, o Universal(RJ)(vocês já ouviram falar?)que veio jogar com o tricolor para meia dúzia de aficcionados. Será que era da Igreja? Foi uma década ruim mesmo onde o próprio Barradão concorria com os amistosos extravagantes, chegando a se apresentar por lá o Boca Juniors...de Sergipe!
No próprio ano da primeira morte da Fonte Nova ela não escapou dos jogos ruins. Imaginem que os últimos a jogar amistosos no estádio com o Bahia foram o Sergipe e o Fluminense de Feira!

·          Agradeço ao Almanaque do Futebol Brasileiro e aos sites ligado no Vitória e Omelete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário