quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Salvador e a Arca de Noé

                              
         Nau navegando na Avenida Bonocô!


Conta o Livro do Genesis, em seus capítulos VI e IX, que Deus um dia se encheu com a perversidade humana e resolveu destruir o mundo que Ele tinha feito. Só salvou a cara de Noé, que segundo Ele, seria o "únco homem justo" do planeta, lhe mandando construir uma arca. Era um grande navio com lugar pra muita gente e até Deus sucumbiu ao nepotismo, autorizando a que Noé trouxesse sua esposa e seus filhos (com as respectivas mulheres) e um casal de todos os seres vivos do mundo.

Não deve ter sido brincadeira reunir toda essa bicharada. Será que Noé fez tudo isso sozinho ou chamou seus filhos? E como será que ele fez pra trazer os tubarões e baleias? A biblia não conta que tinha aquários na arca por isso pode ser que não foram exatamente TODOS os animais que ele trouxe. E, já que tinha de trazer um casal de cada espécie, como será que conseguiram diferenciar a barata macho da barata fêmea?

                            Piratas na Avenida Tancredo Neves!


Será que Deus não deu nem uma caminhonete pra trazer os bichos? Como é que misturou aranhas, girafas e macacos? Será que vieram pacificamente os rinocerantes e leões? Quantas viagens eles fizeram pra trazer tudo isso? Afinal, só darwin estudou centenas de espécies, e hoje passam de centenas de milhares! E olhem que deve ter sido dificil desapartar as brigas ou outras coisas que certamente rolavam entre os casais da arca.

Conta-se que o diluvio que Deus mandou sobre a Terra foi feio. Durou quarenta dias e quarenta noites e não deixou pedra sob pedra. Ele foi obrigado a recuar mandando parar a chuvarada. Aí Noé e sua arca foram parar no alto do monte Ararat e teve que mandar um pombo pra ver se tinha passado a chuva. Sacanagem de Noé pois o pombo teve que voar uma semana pra achar um lugar seco pra pousar.

              O pessoal estava pegando tubarão no Comércio!


Mas por pior que fosse o dilúvio duvido que tenha sido pior do que o que se abateu sobre Salvador na semana passada. Foi realmente o fim dos fins da picada! E sem arca certa pro pessoal se abrigar. Será que os soteropolitanos são mais perversos que o povo no tempo de Abraaõ? Será que estamos irremediávelmente perdidos?

Não teve lugar pra se esconder. Seja na Sussuarana, Pituba, Itaigara, Pernambués ou Nazaré o negócio era chuva. Choveu tanto que a "defesa civil" mandou o pessoal ficar em casa(sic!). Até lá em casa á coisa engrossou fazendo com que entupíssemos as janelas com panos pra aguentar e enguiçando o computador. Só o prefeito João Henrique não passou por isso pois se mandou pra Brasília.

            Teve gente que se escondeu nos edifícios da Vitória!


Não teve um só canal que não transbordasse. O Vale do Canela e o Bonocô ficaram de dar dó. E só se passsava no Comércio nadando. Carro nessas horas não serviu pra nada. Era comum passarem boiando por baixo do meu apartamento. Ainda bem que não constuiram a tal ponte pra Itaparica pois senão já tinha sido encoberta. Quanto à Fonte Nova, que é a justificativa pra esse blog existir, ficou debaixo dagua.

Os baianos passaram da noite pro dia a chamar Noé, pelo menos é parecido com o "não é" quando viram as coisas desabando.Quanto aos demais filhos do herói da bíblia ninguém soube pronunciar, pois falar em Sham, Ham e Japheth ninguém merece!


                   
                              O próprio Cara apareceu na Paralela!


Os baianos só não morreram como aqueles do Genesis pois são protegidos também por outros livros e não só os da Igreja Católica. Se bem que teve gente no Cabula pensando em construir a tal arca. Aliás, como no ano que vem tem eleições pra prefeito, se espera que apareça um político propondo como grande saída para o diluvio que enfrentamos anualmente que se construa uma arca.

Soube que até a Câmara Municipal está pensando na questão. Só que os critérios são bem diferentes daqueles de Deus. O homem justo é o prefeito e nem tem conversa. Mas ao invés de sua esposa(nem tem mais!) e seus filhos e mulheres, vai se aumentar a arca pra caber vereadores e secretários com suas famílias.
A oposição já prepara um projeto de mega arca, que ficaria permanentemente ancorada na Baía de Todos os Santos, colocando nela os eleitores de cada vereador e os financiadores das suas campanhas assim como suas famílias.


                     
                   Se encontrava de tudo na avenida Juracy Magalhães!


Que animais que nada. Se Salvador chegar até 2012, será uma excelente ocasião pra se livrar dos ratos, cobras, baratas e do mosquito da dengue. A PM vai ficar na porta pra que não entre nenhum, e, se possível, também os inimigos políticos do prefeito.

Mas a essa altura o povo já está reclamando da bíblia. Afinal, alí diz que só foram 40 dias e que depois até Deus recuou quando viu o sufoco de Noé. O que dizem é que Ele se esqueceu do calendário. Swerá que tudo isso é culpa da Bahia ter entrado no horário de verão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário