sábado, 11 de fevereiro de 2012

Top Dez da Fonte Nova

Semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988 com recorde de público pagante. 


Outro dia estava pensando nesse negócio que está muito em moda, a de escolher os dez fatos mais importantes de alguma coisa e colocá-los no ar. Na internet ou na TV o pessoal geralmente escolhe quedas hilariantes, assassinatos e outras aberrações. Já aqui no meu blog eu voiu escolher mesmo é as dez mais da Fonte Nova. No entanto não vou por ordem ficando esse trabalho pra voces. Escreva pra mim dizendo qual deles merece ser o primeiro lugar, quem não merece estar nem aí, bote uma ordem, ou mande qualquer coisa!

TOP  - A inauguração da Fonte Nova em janeiro de 1951. na véspera de acabar o mandato de Octávio Mangabeira, que entregou o estádio ás pressas sem acabar as arquibancadas, e com Tribuna de Honra e portões de entrada de madeira. O estádio estava lotado e os locutores foram atrapalhados pelo público para fazer a transmissão pois o povo levantava toda hora e atrapalhava a visão das cabines que ficava colada nas arquibancadas. Só não aconteceu uma desgraça porque Deus é baiano. O acontecimento foi muito maior do que o torneio chinfrim que realizaram(aos moldes dos torneios inicios)onde a dupla BA-VI colocou times mistos, e mesmo assim(graças a banca do Ypiranga)o tricolor venceu por três a dois a final, quando os assistentes invadiram o campo.

                               Ah que saudades do "Balbininho"!


TOP - A nova inauguração da Fonte Nova(do anel superior) em março de 1971 com os jogos Bahia X Flamengo na preliminar, e Vitória X Grêmio na principal. O recorde de público no estádio, estimado entre 130 e 140 mil pessoas. O esquadrão venceu a primeira por um a zero, gol, de Zé Eduardo(que marcou o primeiro gol no estádio ampliado) e os gaúchos fizeram um gol no início do segundo tempo, mas uma tragédia de grandes proporções fez com que se suspendesse o espetáculo. Até hoje não se sabe quantos morreram já que o país estava sob censura e numa ditadura militar.  

TOP - As semifinais do Campeonato Brasileiro de 1988 quando se enfrentaram Bahia X Fluminense e o tricolor venceu por dois a um indo para a final do certame daquele ano. É o recorde de público pagante na Fonte Nova com 110.000 espectadores.

Fonte Nova degradada pela interdição!


TOP - A decisão do Campeonato Brasileiro de 1993, entre Vitória e Palmeiras, com público de aproximadamente 80 mil pessoas, onde o alvi-verde venceu por um a zero gol de Edilson e o juiz deixou de marcar um pênalti escandaloso a favor do leão baiano.

TOP - A tragédia de 25 de novembro de 2007, no jogo Bahia 0 x 0 Vila Nova(GO), na decisão de quem subiria para a Segundona, quando cedeu uma parte das arquibancadas superiores matando sete torcedores e o governo interditou o estádio.

TOP - A  tragédia de março de 1953, num torneio em "homenagem" ao governador Regis Pacheco quando a dupla BA-VI foi esmagada por Internacional(RS) e Flamengo, o primeiro por 7 X 1 e o segundo por 8 X 2. Nesse dia, em outro estádio, o Ypiranga ainda perdeu pro Vasco da Gama por 8 X 1.

Fonte Nova sendo destruída!


TOP -  A segunda partida da primeira Taça Brasil, realizada nas proximidades do natal de 1959, quando o EC Bahia perdeu de 2 X 0 para o Santos decepcionando a sua torcida e com a maior lotação do estádio até então. Quatro meses depois o esquadrão conquistaria o título no Maracanã.

TOP - Decisão do campeonato baiano de 1994 com mais de cem mil presentes, com o nosso maior clássico, onde Raudnei fez um gol aos 42 minutos do segundo tempo empatando o jogo em um a um e dando o título ao tricolor.

TOP -  O BA-VI mais sensacional de toda a história, realizado em 2007, com a espetacular vitória do rubro-negro por 6 X 5, com quatro gols do avante Índio, em uma partida com várias alternâncias no placar.

        E se estivéssemos na Itália não preservaríamos o Coliseu?

TOP - A implosão fatídica da Fonte Nova em agosto de 2010 para a construção de uma arena para a Copa de 2014. De passagem foram destruídos também a única piscina olímpica da Bahia e o "Balbinínho", este para construir um estacionamento, que dinamizou vários esportes no estado e ainda serviu como local de produções culturais memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário