sábado, 10 de março de 2012

O vilão

                      Ricardinho das Arábias quase escapou!


Quando foi decidido que a Copa do Mundo de 2014 viria para o Brasil Ricardo Teixeira e seus socios vibraram. Dessa vez iam ganhar "os tubos", mais do ue faturaram em todas as maracutaias da CBF em trinta anos da malfadada admnistração de um dos maiores vilões do país. mas não é que está se machucando?

É que o Ricardinho das Arábias se esqueceu da particularidade das relações de dominação que as elites mantem com o povo desse país. Aqui não se interessam se voce rouba e mata pois isso é coisa normal das altas cúpulas, a não ser que um pobre e lascado queira fazer isso e não entenda o "seu lugar". Como dizia Antônio Carlos Magalhães, vulgo ACM, as coisas funcionam mais ou menos assim "para os amigos tudo e para os inimigos a lei".

                                    Pasta de diretor da CBF!

Em resumo, pode-se cometer crimes á vontade, contando que não seja pêgo e encontre maneiras na legislação e nos tribunais de driblar os inconvenientes. Não é à tôa que apenas 2% dos assassinatos são descobertos e punidos(o que é bem diferente!) no Brasil. Quando as coisas vazam para a imprensa, geralmente levadas pelos prejudicados, aí movem-se céus e terras falando em providências, em "sérias apurações" e deixa-se passar o tempo para que tudo fique como dantes no Reino de Abrantes.

No caso da Copa de 2014, quando Ricardo Teixeira e seus sócios quiseram mamar sozínhos, organizou-se um Exército maior do que aqueles que eram enviados para as cruzadas contra eles. Desta vez são muitos interesses empresariais, de empreiteiros, empresas de engenharia, indústria do turismo, da própria FIFA que pretende tirara mais do que um pedaço, secretarias especiais de governo, políticos atraídos paleas duas eleições que terão até a realização da copa, etç.

Marín ganhou a confiança de Teixeira na base do conhecido puxasaquismo!


Mais do que isto. A realização da copa no Brasil despertou a energia de órgãos tradicionais fiscalizadores do desempenho público, como o Ministério Público, a OAB, e entidades e organizações da sociedade civil que pretendem que a decisão sobre uma ampla variedade de aspectos não fique nas mãos de poucos.

A primeira coisa que despertou a atenção de todos foi a escolha das cidades que irão receber os jogos da copa onde até hoje não ficaram bem explicados os critérios para deixar de fora algumas regiões tradicionais do futebol brasileiro e os que afastam a seleção brasileira e as quartas e semi finais de algumas cidades em benefício de outras.


 
                           Não adianta se assustar é a CBF!


Logo a seguir veio a construção dos estádios que mereceram licitações e contratos ainda mais estranhos. Casos de estádios menores do que outros e que custam o dobro do preço como os da Fonte Nova (1,350 bi para 54.000 pessoas) e do Corinthians(650 mi para 65.000 pessoas)chamaram logo a atenção, assim como a entrega do Maracanã, Fonte Nova e outras praças tradicionais para as construtoras admnistrarem por trinta anos.

Agora a bola da vez é a Lei Geral da Copa que a FIFA e a CBF pretendem impor ao país. Se passar o texto original negociado com Dilma e Cia será melhor opaís abdicar de sua soberania e irmos morar no Paraguai durante a copa. O desprezo pelo povo brasileiro é tão grande que o secretário geral da entidade mater do futebol mundial propôs dar um "chute no traseiro" do país pára apressar a votação.

                              Marín é do tempo de Médici!


Entre outros absurdos desta lei há a liberação da bebida nos estádios, a "pensão" de módicos cem mil reais mensais (natiuralmente enquanto durar sua existência) para todos os jogadores campeões das copas de 1958,1962 e 1970 que estiverem "sem recursos" ou com "recursos limitados". A coisa é tão ofensiva que o Brasil se obriga a "bancar" possíveis prejuízos da FIFA com a promoção e até em casos de "ação ou omissão"!Durma-se com um barulho desses!

O texto é um verdadeiro golpe no direito á meia entrada dois estudantes abrindo sério precedente pois só terão acesso aos jogos através da caregoria 4 de ingressos, a chamada "cota social". E olhem que o preço é US$ 25, e se o dólar não tiver subido de cotação de hoje até 2014, atingirá 45,00, o que significa que será bem maior do que qualquer meio ingresso pago atualmente no país.

              Abre o olho senão essa copa de 2014 vai ser braba!


Mas o que realmente causou furor nos últimos dias foi o licenciamento do vilão Ricardo Teixeira da CBF... para "tratamento de saúde". O que é interessante que esta é a segunda licença que o prócer da CBF tira em 23 anos sendo a primeira durante a CPI da CBF no Congresso Nacional. Mais interessante ainda é que o pedido de licença(ao contrário de todos os pedidos de licença do mundo) não estabelece por quanto tempo será o afastamento. Pelo artigo 19 dos estatudos da entidade a licença pode ocorrer por até 180 dias consecutivos.

Pra completar a maracutaia o substituto do vilão é, no mínimo, outro vilão, o paulista José Maria Marín, que teria entrado sob o critério de ser o mais velho dos vices. O presidente da FBF, o baiano Ednaldo Rodrigues, que já havia noticiado o afastamento do prócer da CBF desde a semana anterior(!), refletiu o clima de preocupação das federações estaduais de futebol afirmando que "espera que ele não atenda apenas os pleitos de São Paulo". É porisso que alguns presidentes defendem o rodízio dos vices ao invés da entrega do posto para o paulista Marín.

                  Enquanto isso esses só ficam torcendo!


Ricardinho das Arábias teria diverticulite e "outras possíveis complicações" e desde o mês de fevereiro a sua saúde foi discutida na assembléia da CBF que havia sido marcada no mesmo dia da reunião das federações estaduais que tentavam lançar um candidato alternativo para a sucessão de Teixeira. Doença mesmo, "saída honrosa" ou retirada estratégica garantindo um testa de ferro á frente da confederação?

E quem é esse tal José Maria Marín? Ele é filiado ao PTB e iniciou sua carreira...política com o vereador de São Paulo em 1960 filiado ao PRP onde chegou a presidente da Câmara Municipal em 1969. Depois foi deputado estadual pela ARENA quando chegou a vice-governador e até a exercer o cargo de governador durante dez meses no início dos anos 80 quando da desincompatibilização de Paulo Maluf para concorrer a uma vaga de deputado federal.Como se vê sempre andou em boas companhias!

              É como o Brasil, "sai" um mafioso e entra outro!


A partir daí o prestígio que foi perdendo na política ganhou no futebol.  Na primeira, foi candidato ao senado em 1986 mas terminou em quarto lugar e teve mesmo a cara de pau de se candidatar a prefeito da capital paulista em 2000 obtendo....0,18% dos votos. Insistiu dois anos depois em disputar uma vaga no senado obtendo 0,2% dos votos. Mas, desde então, só acumulou sucessos na sua carreira desprtista quando foi presidente da FPF(1982 qa 1988), chefe da delegação brasileira á Copoa do Mundo de 1986 no México, tornando-se desde aquela época um dos vice-presidentes da FPF, representando a região Sudeste.

O seu profícuo currículo será certamente revelado pelos concorrentes nos próximos dias, mas desde já destaco uma de suas "nobres ações", o furto de uma das medalhas dos jogadores premiados na final da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2012, vencida pelo Corinthians, a que seria entregue ao jogador Mateus, e flagrado e exibido ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Gente boa, enfim, a copa de 2014 está bem entregue pois quem se arrisca tanto pra roubar umna medalha imnagine o que fará com o nosso dinheiro público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário