quinta-feira, 22 de março de 2012

Torcida única nos estádios?



Ontem foi um dia horrível  aqui na terrinha. Imaginem voces que a Polícia Militar, a Federação Baiana de Futebol e o Ministério Público se reuniram e, entre outras coisas, discutiram a adoção dó expediente de proibir o acesso a outras torcidas nos estádios sob a justificativa de "acabar com a violência".

Em primeiro lugar a atitude é o reconhecimento da própria incompetência. É que depois de décadas de atuação desses órgãos a violência, além de não diminuir, só fez aumentar.Agora, as porradas que sucediam apenas dentro dos estádios acontecem também antes e depois. O pega-pega começa logo no início da tarde, quando as torcidas estão indo aos estádios, e se dá principalmente quando se encontram grupos de torcedores da dupla BA-VI.


Oh Eliana, esse pessoal não tem o que fazer?

Mas é depois do jogo que o negócio esquenta. Quando ganha um dos dois a gozação passa dos limites e entra no campo da agressão simples ou á mão armada mesmo. E quando empata, não se animem pois o pessoal arranja uma justificativa para brigar.

É claro que se não fossem as providencias tomadas até hoje a violência tinha aumentado geometricamente, ao invés do aumento aritmético que existiu ao longo dos anos. Mas, ao invés de nossas respeitáveis autoridades(até o vetusto Ministério Público!) imaginarem outras medidas para reduzir a violência sob o império daa lei, aderiram ao mais vulgar autoritarismo e supressão dos direitos dos cidadãos.

      Acho que essa ideia é das TVs pro torcedor ficar em casa!


Daqui há alguns dias no Brasil nós só iremos ter obrigações. Se suprimirem meu direito de ir ao estádio rival ssistir o Vitória jogar o que vai me restar da vida? Não vou poder mais viajar com o clube. Só vou poder assistir metade das partidas do campeonato, aquela que é jogada no nosso estádio, o Barradão!Mais do que isso, o campeonato baiano vai ficar uma droga! Imaginem jogar um BA-VI sem nenhum torcedor do time adversário?

Esse pessoal  não quer acabar com a violência quer...acabar a graça do futebol. São inimigos do esporte bretão. Quero ver se vão ter coragem de no Brasileirão proibir ás torcidas do Flamengo, Corinthians, Vasco da Gama, Fluminense, Palmeiras, e outras menos votadas assistir aos jogos contra os times locais que estiverem na Primeira Divisão!

                Olhem aí o cartaz dessa infausta campanha!


O critério é ilegal e profundamente desigual. A Constituição Federal(que deve estar em vigor ainda ao que eu saiba) consagra o direito de ir e vir. Ninguém pode ser impedido de ir aonde quiser e assistir os espetáculos. Daqui há pouco eles vão querer impedir que eu assista um show, um filme, ou vá a uma festa por não ser o promotor do espetáculo. Segundo a carta máxima ninguém pode ser tratado com desigualdade. Porque é que os torcedores do time mandante da partida serão privilegiados?

Como tudo no Brasil são dois pesos e duas medidas. Esse pessoal não toma a menor providência pra barar o artigo da Lei Geral da Copa que libera a bebida nos est´padios, quando todo mundo sabe que essa sim estimula a violência! Até que eu entendo que a PM tome essa posição para não ter trabalho, mas a FBF? O MP?Durma-se com um barulho desses!
                Todos uma pinóia, onde ficam os torcedores?


A FBF, por exemplo, vai ter sérios problemas com os clubes filiados. Imaginem que eles não vivem só de suas torcidas mas também dos 10% dos ingressos que vendem para as torciudas adversárias. Quem é que vai bancar o prejuízo. Os 3.500 ingressos que foram destinados para o Bahia no Barradão, e para o Vitória em Pituaçu significam, ao final de contas, mais de cem milhas para os cofres do clube e para o próprio Estado em matéria de impostos e taxas.Quem vai pagar essa conta?

Na verdade, ao suprimir dessa maneira mais esse capítulo da pobre e abalada democracia do país, MP, PM e FBF só terão empurrado com a barriga os problemas de violência. O que é que voces acham que vai acontecer com a torcida que for impedida de ir ao jogo? Vai desabafar sua raiva e frustração em outro lugar, na praia, nas festas, nos arrastões da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário